Como Renovar a CNH Vencida a Mais de 30 Dias


Saiba como renovar a CNH vencida a mais de 30 dias.

Proibido Dirigir
Imagem: Pixabay / OpenClips
Andar com a CNH em dia é importante em qualquer lugar. No Brasil, os agentes de fiscalização de trânsito não costumam relevar o descaso do motorista ao dirigir com a Carteira Nacional de Habilitação vencida.

Dirigir com a habilitação vencida por mais de 30 dias pode te prejudicar de várias maneiras. Em primeiro lugar, é preciso saber que, se você for pego com a CNH vencida por mais de um mês, cometerá uma infração gravíssima e deverá desembolsar uma quantia razoável para pagar a multa.

Além disso, o DETRAN, Departamento Nacional de Trânsito, deve recolher sua carteira e o veículo que você estiver conduzindo de forma imediata. Ou seja, com a CNH vencida há mais de 30 dias, você volta a pé para casa, e muito encrencado.

A multa para este tipo de infração é de R$ 191,54. Porém, a boa notícia é que existem maneiras rápidas e simples de renovar a CNH em todos os cantos do país.

Formas de regularizar o documento

De forma geral e de acordo com código brasileiro, condutores que receberam sua primeira habilitação antes de 22 de janeiro do ano de 1988 e que estiverem com o documento irregular há cinco anos, devem fazer um novo cursinho de habilitação.

Em todos os outros casos, para renovar sua carteira de habilitação é preciso procurar em seu estado um posto credenciado para revalidar o documento e aplicar as normas necessárias para regularização do mesmo.

No estado de São Paulo, por exemplo, a maioria das pessoas procura postos do Poupa Tempo, uma concentração de serviços que atende de forma muita rápida e eficiente os moradores do Estado. O mesmo acontece em outros estados da Federação, como nos postos do Tudo Fácil, no estado do Rio Grande do Sul, por exemplo.

Para dar entrada neste processo administrativo é necessário apresentar uma foto 3x4 atualizada, a Carteira Nacional de Habilitação e o CPF do condutor, comprovante de endereço e comprovante do pagamento da taxa de renovação. Para os documentos, são exigidos o original e uma cópia simples.

Em postos de atendimento rápido, como os citados acima, sua Carteira Nacional de Habilitação não vai demorar a sair. Em pouco tempo, você estará com ela em mãos.

É possível dirigir com o protocolo de espera da carteira, mas somente enquanto estiver no tempo de execução da mesma. Também é natural pagar uma taxa para solicitar o novo documento. O valor da taxa de emissão da renovação da CNH é de R$ 31,96.

Se houver algum problema específico para regularização ou renovação de sua CNH após o vencimento, o posto do Poupa Tempo te informará sobre todos os procedimentos necessários.

Gostou da dica?
Curta está página nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Não serão publicados comentários ofensivos, que contenham propaganda, ou comentários que fazem apologia a crimes.