Windows 10 não reconhece teclado e mouse PS2 [RESOLVIDO!]


Descubra a solução para o Windows 10 reconhecer o teclado e mouse PS2.
Problema resolvido
Problema resolvido (Pixabay / Robin Higgins).
Você formatou o computador? Após a formatação o Windows 10 não reconheceu teclado e mouse PS2? Caso sua resposta seja SIM, tenho uma ótima dica para te passar.

Hoje em dia as lojas praticamente só vendem teclados e mouses USB, dificilmente você vai encontrar esses periféricos com conectores PS2. Porem pode acontecer de você formatar o computador de alguém utilizando teclado e mouse USB, mas o cliente ainda utiliza teclado e mouse PS2, sendo assim, por algum motivo o Windows deixa de reconhecer em primeiro instante o teclado e mouse PS2.

Recentemente esse problema do Windows 10 não reconhecer o teclado e mouse PS2 aconteceu comigo!

Uma semana atrás meu irmão pediu para dar um upgrade no computador dele, ele tinha uma máquina com Windows 7, processador i3, 2gb de memória e 500 gb de HD. Compramos um monitor da Dell, gabinete gamer, placa de vídeo GTX 1050 TI, fonte Corsair 600w e uma memória de 4gb da Kingston.

Após montar o gabinete com as peças, eu formatei o micro com o Windows 10 Pro, depois da instalação eu instalei os programas básicos, como o Avast, Firefox e o Cclear, além de alguns jogos básicos para testar o poder da placa de vídeo.

Estando tudo pronto eu levei a máquina para a casa do meu irmão, ao ligar o micro para minha surpresa o teclado e o mouse PS2 não estava funcionando. Eu pensei que o Windows ia instalar algum driver, por isso deixei uns 30 minutos o computador ligado e nada do Windows reconhecer o teclado e mouse, reiniciei o computador algumas vezes e nada de funcionar.

A solução é mais simples do que parece

Após realizar algumas pesquisas eu encontrei um tópico no Clube do Hardware, onde um usuário relatava esse mesmo problema, mas com uma única diferença, seu computador possuía o Windows 8 e o mesmo não reconhecia o teclado e mouse PS2.

A solução que esse usuário utilizou para resolver o problema foi a seguinte:

Você conecta o teclado e mouse PS2 no computador, junto com o teclado e mouse USB. Apos isso o Windows vai reconhecer automaticamente o teclado e mouse PS2.

Realizei esse procedimento no computador do meu irmão e para minha surpresa deu certo o procedimento.

Como isso nunca tinha acontecido comigo, resolvi escrever essa experiência para ajudar outras pessoas que talvez possam passar por isso um dia.

Gostou da dica?
Então curta esse blog nas redes sociais.

18 comentários:

  1. Tentei esse procedimento e NÃO deu certo.
    Mas achei um procedimento que deu certo, funcionou perfeitamente.
    Esse procedimento, testado e aprovado, recomendo:

    Windows não reconhece mouse e teclado PS2 [Solução]
    https://www.limontec.com/2016/06/windows-nao-reconhece-mouse-e-teclado.html

    Se você está com um teclado ou mouse PS2 (como ilustra a imagem acima) e eles pararam de funcionar no seu Windows, nós temos uma solução, mas somente para os casos em que eles não estão com defeito no hardware.

    Esse problema acontece devido a algum bug no Windows que desativou os drivers PS2.

    Primeiramente você vai precisar de um mouse USB (caso seu mouse não esteja funcionando) pois será necessário mexer na interface do Windows, então pegue emprestado com um amigo.

    Depois de conseguir um mouse USB, clique com o botão direito sobre o menu iniciar e então selecione "Prompt de Comando (Admin)", na tela preta que abriu (não se assuste haha) você deve digitar o seguinte comando: regedit

    Para digitar você pode usar um teclado virtual ou copiar o comando acima e colar na janela preta (para colar basta clicar com o botão direito).

    Feito isso dê enter, então a tela do Editor de Registro do Windows abrirá. No canto esquerdo navegue pelas seguintes pastas, expandindo-las:

    HKEY_LOCAL_MACHINE
    SYSTEM
    CurrentControlSet
    Services
    i8042prt

    Pronto, dentro dessa pasta i8042prt no canto direito clique duas vezes sobre o registro "Start", vai abrir uma caixa. Nela altere o valor em "Dados do Valor" para "1" (sem aspas) e dê um Ok.

    Agora você pode fechar a janela e reiniciar o computador, pronto seu mouse ou teclado PS/2 estão funcionando perfeitamente :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O meu não deu em nada, formatei o pc e o teclado simplismente parou de funcionar (antes de eu formatar estava perfeito, nem mudei o sistema) agora ele não funciona por nada já tentei tudo que é método

      Excluir
    2. Silvio Marques sua dica foi preciosíssima e resolveu o meu problema! Eu estava passando raiva com um mouse usb que vivia dando mal contato e ao comprar um mouse P2 ele não havia funcionado até pesquisar e descobrir esse artigo. Muito obrigado!

      Excluir
    3. Muito grata, Silvio Marques. Resolveu meu problema, mas a última pasta estava com nome diferente, mas tinha números, então entrei nela e tinha o registro Start, fiz o procedimento recomendado, reiniciei e o teclado PS/2 funcionou. Valeu mesmo.

      Excluir
    4. Obrigado amigo, resolveu o problema aqui.

      Excluir
    5. Silvioooo! Tu é o cara!! Tinha visto um que mandava trocar para 0 e n funcionou aqui! Trocando para 1, funcionou! Valeuuuu

      Excluir
    6. Show! Deu certinho aqui também!

      Excluir
    7. Silvio Marques muitíssimo obrigada. Sua dica me salvou.

      Excluir
    8. Silvio Marques Obrigado pela ajuda sim realmente é algum problema no windowns e foi resolvido com sua Preciosa dica. ( Joao Paulo 07/07/2023)

      Excluir
  2. Obrigado Silvo Marques, pela sua colaboração.

    ResponderExcluir
  3. Tive o mesmo problema, fiz esse procedimento de Sílvio Marques e funcionou perfeitamente, muito obrigada.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Silvo Marques, funcionou perfeitamente!

    ResponderExcluir
  5. Não funcionou pra mim. Testei a dica do Silvio Marques também não deu certo. Resolvi desabilitando o suporte a dispositivos PS2 na BIOS. Passou a funcionar. Obrigado por compartilhar.

    ResponderExcluir
  6. Silvio muito obrigado, funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
  7. Silvio, muito obrigado, funcionou perfeitamente.

    ResponderExcluir
  8. Silvio, obrigado.
    Sua dica funcionou perfeitamente hoje em um cliente. Windows 10 21H2_Novembro_2021. 100% atualizado em 18/01/2022.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Não serão publicados comentários ofensivos, que contenham propaganda, ou comentários que fazem apologia a crimes.