Como Tirar o CPF pela Internet


Descubra como tirar o CPF gratuitamente pela internet.

CPF

Imagem: openclipart.org
O cadastro da pessoa física, o CPF, é um dos documentos mais importantes que o cidadão deve possuir. O cartão é responsável pelo registro de uma pessoa na Receita Federal do Brasil, da qual fazem parte todos os contribuintes – pessoas físicas brasileiras e estrangeiros que têm negócios no país. Sem o documento, o cidadão não pode abrir empresas, sair do país ou realizar operações financeiras, como abrir contas em bancos e retirar prêmios de loteria.


Antes, para poder tirar o CPF, a pessoa tinha de ir até os Correios ou a bancos, pagar uma taxa de aproximadamente cinco reais e esperar por semanas até a chegada do documento. Porém, atualmente os maiores de dezesseis (16) anos que já possuem o título de eleitor podem retirar o CPF pela internet.

O documento é composto por onze dígitos únicos e definitivos, sendo os últimos dois números para verificação. Os menores de 16 anos ainda podem retirar o documento, pois não há idade mínima para gerar o CPF – porém, o procedimento deverá ser feito nas agências conveniadas com a Receita Federal do Brasil.

Passo a Passo: Como Retirar o CPF pela Internet


Para a retirada do documento via internet, o cidadão deve acessar o site da Receita Federal,  em seguida, acessar o link "Inscrição CPF Internet".

Feito isso, uma ficha deverá ser preenchida. Nela, serão incluídos dados como nome completo, data de nascimento, naturalidade, sexo, nome da mãe, endereço e telefones para contato e o número do título de eleitor. Por isso, o documento só pode ser retirado pelos maiores de 16 anos que já estão aptos a votar.

Depois de preencher o formulário da Receita Federal, clique no link para "Enviar". Se o cadastro foi feito com sucesso, aparecerão em sua tela o número de inscrição do CPF e o comprovante. Anote o número do seu documento e imprima o comprovante, pois a Receita Federal do Brasil não gera mais o antigo cartão de plástico. Realizado o processo, você já pode utilizar o seu CPF normalmente. Caso não obtenha êxito, o site pedirá para que se dirija até alguma das agências conveniadas – Banco do Brasil, Caixa ou Correios.

Gostou da dica?
Curta está página nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Não serão publicados comentários ofensivos, que contenham propaganda, ou comentários que fazem apologia a crimes.