Cuidado com Aplicativos que Medem a Pressão Arterial


Aplicativos que medem a pressão arterial podem ser perigosos…
Cuidado com Aplicativos que Medem a Pressão Arterial
Medindo a pressão arterial (Pixabay / Niek Verlaan).
O smarphone veio para facilitar nossa vida, praticamente conseguimos fazer de tudo neste dispositivo móvel.

A cada dia surgem dezenas de novos aplicativos no mercado. Entre os mais diversos segmentos de aplicativos está o ramo da saúde. Uma simples busca nas lojas do Google Play e Apple Store, encontramos milhares de apps que oferecem algum tipo de ajuda para controlar nossa saúde.

Toda ferramenta que possa auxiliar o controle de nossa saúde é bem-vindo, porém eu quero contar para você uma coisa que aconteceu comigo ou melhor com minha mãe.

Infelizmente minha mãe estava com pressão alta, ela não conseguia ir todos os dias ao medico para medir sua pressão devido a falta de tempo. Foi então que uma amiga indicou para ela um desses aplicativos que medem a pressão arterial.

Conversando com minha mãe sobre o dia a dia, eu perguntei sobre sua pressão, ela me contou que estava boa, ela tinha feito a medição em um aplicativo para celular.

Eu achei muito estranho isso, eu já tinha visto apps que mediam o batimento cardíaco, mas nunca tinha visto um aplicativo que medisse a pressão arterial. Eu peguei o smartphone dela e realizei várias medições e sempre apresentava uma medição totalmente diferente.

Eu achei estranho toda hora mostrar uma medição diferente e resolvi pesquisar no Google Play sobre esse tal aplicativo que media a pressão arterial.

Para minha surpresa o aplicativo era apenas para brincadeira. A descrição do app estava em inglês e apenas no final da descrição contia a informação que o aplicativo era apenas para divertimento e que não para medição da pressão arterial.

Na hora eu fiquei inconformado, como podem desenvolverem um aplicativo que brinca com a saúde das pessoas. O pior é que centenas de pessoas tinham instalado o aplicativo pensando que realmente media a pressão arterial.

Alerta Sobre Aplicativos que Medem a Pressão

Uma simples busca nas lojas por "Finger Blood Pressure Prank", "Prank Pressão Arterial" ou apenas "Pressão Arterial", encontramos centenas de aplicativos.

Ao instalar o aplicativo o app pede para o usuário informar se a pessoa é homem ou mulher, depois disso o app pede para o usuário pressionar o dedo na tela ou na câmera do celular para medir a pressão arterial, após isso é mostrado o resultado na tela.

Infelizmente esses aplicativos são bastante perigosos, porque não são todos os usuários que sabem que esses apps são falsos e que servem apenas para "brincadeira".

Geralmente esses apps vem com a palavra "Prank" em seu nome que traduzindo para o português significa "Brincadeira". Só que os mais desavisados acabam instalando o aplicativo pensando que estão realmente medindo sua pressão arterial, porém o app está apenas gerando resultados aleatórios, o que é um grande risco para a saúde da pessoa.

Eu não sei o que leva alguém a desenvolver esse tipo de aplicação, sinceramente eu nunca vi alguém sair por ai brincando de medir a pressão arterial das pessoas.

Se você conhece alguém que tenha pressão alta ou tenha instalado algum aplicativo do gênero, compartilhe esse artigo, a pessoa pode estar correndo sérios riscos de saúde.

Espero que você tenha gostado do artigo.

Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário