Os Diferentes Tipos de Extintores


Saiba para que serve os diferentes tipos de extintores de incêndio.

Extintor
Public Domain Pictures.net / George Hodan
Existem diferenciados tipos de extintores, e cada um deles é utilizado conforme o tipo de incêndio que será combatido. Assim, os diferentes modelos do equipamento possuem em sua essência substâncias, também, diferentes, que no caso, são aplicadas conforme as respectivas classes dos incêndios.

Entre as classes de incêndio mais comuns devemos destacar a classe A, para materiais de caráter tanto sólidos como fibrosos, como é o caso dos tecidos, madeira, papel e outros. O incêndio de tipo B é aquele causado por líquidos e demais gases inflamáveis, ou então, gases sólidos que no caso se liquefazem e entram em combustão, como é o caso, por exemplo, da gasolina. Por fim, os incêndios de tipo C são aqueles causados por equipamentos energizados e elétricos, como é o caso de cabos, motores, geradores, e por aí vai.

O extintor com água pressurizada é o modelo adequado de extintor para combater os incêndios que ocorrem na classe A, ou seja, por conta de madeira, materiais sólidos, tecido, papel e outros. Esse tipo de extintor acaba com o incêndio quando a água age por abafamento e/ou por resfriamento.

Os extintores com pó químico a seco, por sua vez, são os mais indicados para o combate de incêndios causados por líquidos inflamáveis, ou seja, pela classe B de incêndios. Esse extintor age principalmente por abafamento, e também pode ser utilizado nas outras duas classes de incêndio.

Por outro lado, para o combate de incêndios de classe C devemos contar com o extintor com gás carbônico, afinal, ele não é caracterizado como um condutor de eletricidade e, por isso, pode acabar com os incêndios causados por motores, geradores e outros equipamentos elétricos e energizados.

Por fim, temos também o extintor com pó químico especial, que é voltado para acabar com os incêndios causados pela classe D, que nada mais são do que os metais inflamáveis. Esse extintor também age por meio de abafamento para acabar com o incêndio.

Sendo assim, devemos destacar que os diferenciados tipos de extintores precisam ser utilizados, principalmente, conforme as suas especificações, já que, ao contrário, pode até mesmo acabar intensificando a causa do incêndio.  

Gostou da dica?
Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Não serão publicados comentários ofensivos, que contenham propaganda, ou comentários que fazem apologia a crimes.