O Pixabay é Confiável?


Descubra se o site Pixabay é confiável e indicado para seu projeto.

O Pixabay é Confiável?
Imagem: Pixabay / Shaarc

Como blogueiros estamos sempre em busca de imagens para incorporar nos artigos.

Porém isso não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de imagens gratuitas. Encontrar imagens gratuitas e de qualidade é uma tarefa bastante difícil, que pode se tornar ainda mais difícil devido aos direitos autorais.




Existem diversos sites oferecendo imagens de alta qualidade a preços mais ou menos acessíveis, o que pode não ser viável para muitos blogueiros.

Quando encontramos repositórios de imagens com políticas de uso livre, mas licenças diferentes (Ex: atribuição, atribuição-semderivações,  atribuição-compartilhaigual, atribuição-nãocomercial), acaba deixando as pessoas confusas, visto que às vezes essas licenças não são facilmente compreensíveis.

Salvação de milhares de Blogueiros

Se você é blogueiro, provavelmente você conhece diversos repositórios de imagens, onde você pode  utilizar em seus projetos.

O Pixabay é um repositório de imagens de domínio público, onde qualquer pessoa pode utilizar as imagens contidas no site, tanto para uso pessoal como comercial. O Pixabay oferece mais de 40 mil imagens de alta qualidade e livres de direito autorais.

Você pode copiar e usar as imagens, para fins pessoais e comerciais, sem pedir permissão e sem ter que pagar por isso.

O Pixabay é um site confiável, onde você pode utilizar as imagens sem se preocupar com direitos autorais, visto que os autores das imagens ao publicar suas obras, renunciam seu direito de autor, permitindo assim o uso livre de seu trabalho.

Os principais usuários do Pixabay são blogueiros, designers gráficos, autores, jornalistas e publicitários. Aqui no blog Seu Mundo Aqui 90% das imagens utilizadas para ilustração, são retiradas do site Pixabay.

E você utiliza as imagens do Pixabay? Conhece outro repositório de imagens de domínio público? Deixe um comentário aqui no blog.

13 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá May

      Segundo o Pixabay " Você pode copiar, modificar, distribuir e usar as imagens, até para efeitos comerciais, tudo sem pedir permissão e sem ter que pagar."

      Portanto você pode utilizar no seu livro. Mas fique atento a imagens com conteúdo protegido por marcas, publicidade ou direitos privados.

      Exemplo: "Um fotografo publicou uma imagem de uma pessoa bebendo Coca Cola". O fotografo ao publicar a imagem no Pixabay revindica seus direitos e permite que qualquer pessoa possa utilizar, mas essa imagem mostra o refrigerante Coca Cola, onde o fotografo não teve permissão para utilizar a marca.

      Ou seja, você pode ter "problemas", com a Coca Cola, por utilizar uma imagem do seu produto sem autorização.

      Para mais informações veja p FAQ: https://pixabay.com/pt/service/faq/

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Excluir
    2. Posso fazer montagens no photoshop com as imagens do pixabay ?

      Excluir
    3. Olá Amigo

      Pode sim, inclusive você pode usar as imagens do Pixabay para uso comercial.

      Abraços

      Excluir
  2. Olá posso usar suas imagens numa página no Facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vania

      Sim, você pode usar! Inclusive eu utilizo as imagens do Pixabay como capa na pagina de fã em diversos projetos meus.

      Excluir
  3. Olá queria que você me explicasse melhor o que são direitos privados.

    ResponderExcluir
  4. Olá Gaby, vou usar a explicação do Pixabay:

    https://pixabay.com/pt/blog/posts/public-domain-images-what-is-allowed-and-what-is-4/


    Todas as imagens no Pixabay são liberados para o domínio público sob Creative Commons CC0. Portanto, as imagens podem ser modificados e podem ser utilizadas livremente para qualquer aplicação - também comercialmente e em formato impresso. Atribuição em apreciada, mas não exigida.

    Exceções

    Pessoas identificáveis ​​pode não aparecer em uma luz ruim ou de uma maneira que eles podem achar ofensivos, a menos que eles dêem o seu consentimento.

    Não sugira a validação de produtos, serviços, etc. por pessoas ou organizações representadas. Por exemplo: não use uma imagem de NASA e colocá-lo ao lado de seu próprio produto de uma forma que sugere NASA gostaria de recomendar o produto.

    Além desses regulamentos de senso comum, não há mais a saber:


    Modelo- e propriedade

    Imagine-se, que gostaria de ver o seu rosto em um spot de TV sem ser solicitado permissão? Não? Portanto, as pessoas identificáveis ​​devem dar o seu consentimento para o uso público de suas imagens. Este é o significado da expressão "Autorização de Modelos".

    Direitos de Privacidade

    O mesmo vale para a "Propriedade Privada": Você gostaria de ver a sua casa privada exibido por exemplo, em uma coluna de publicidade sem aviso prévio? Não? Essa é a razão para a chamada "Autorização de propriedade". O proprietário do objeto deve dar permissão para usar imagens de seu / seus pertences. Mas a Autorização de propriedade abrange também os casos especiais, onde os projetos ou edifícios aparentemente públicas estão protegidas.

    Eu não sou especialista em direitos, mas pelo que entendi, você não pode utilizar a "foto da minha residencia" para fins comerciais sem a minha autorização.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Sou um dos colaboradores do pixabay, eu crio ilustrações. Quero deixar o link dessas ilustrações a disposição de todos por aqui. Grande abraço. https://pixabay.com/pt/users/andresantanams-61090/

    ResponderExcluir
  6. Oi Maicon, preciso tirar uma dúvida. Eu faco pôsteres para venda e achei o Pixabay esses dias. Será que se eu usar alguma textura, foto, desenhos, como fundo dos pôsteres ou como elementos de composicao, sabendo que é para venda, isso é permitido ou já é demais? Eu sei que e as imagens podem ter uso comerciais, mas fico com um pé atrás antes de jogar os pôsteres em algum site de venda, ou no meu. Eu já li as limitacoes, só que o site fala mais sobre o uso de imagens pessoais ou marcas e vinculacoes. Nao achei específico as limitacoes objetivando vendas de produtos que contenham as imagens. Você saberia me informar?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo, sim você pode usar de fundo para seus pôsteres. Quando um fotografo publica sua foto no Pixabay, todas fotos são lançadas como Dominio Publico sob Creative Commons CC0.

      Portanto, as imagens podem ser modificadas e podem ser usadas gratuitamente para qualquer aplicativo - também comercialmente e em formato impresso.

      Mas existem algumas Exceções como conteúdo protegido por marcas, publicidade ou direitos privados. Exemplo o uso indevido de marcas como: Coca-cola, Nike, McDonald's, etc. Mesmo que uma foto esteja no Pixabay, você precisa de uma autorização dessas marcas para você utilizar para uso comercial.

      Outra exceção é usar as fotos contidas no Pixabay em materias com conteudo Adulto.

      Compreenda "domínio público" como a permissão para usar livremente (exibir, modificar, imprimir, etc.) uma imagem sem pedir permissão ao autor da imagem. No entanto, ainda é sua responsabilidade, para garantir que o conteúdo representado (pessoas, logotipos, propriedade privada, etc.) seja adequado para sua aplicação e não infrinja quaisquer direitos.

      Caso você ainda esteja com dudivas, utilize o forum do Pixabay: https://pixabay.com/pt/forum/

      Abraços

      Excluir
  7. POSSO CRIAR UM SLOGAM COM AS IMAGENS DO PIXABAY PARA UMA EMPRESA DE SEGURANÇA?

    ResponderExcluir