O Pixabay é Confiável?


Descubra se o site Pixabay é confiável e indicado para seu projeto.

O Pixabay é Confiável?
Imagem: Pixabay / Shaarc

Como blogueiros estamos sempre em busca de imagens para incorporar nos artigos.

Porém isso não é uma tarefa fácil, principalmente quando se trata de imagens gratuitas. Encontrar imagens gratuitas e de qualidade é uma tarefa bastante difícil, que pode se tornar ainda mais difícil devido aos direitos autorais.




Existem diversos sites oferecendo imagens de alta qualidade a preços mais ou menos acessíveis, o que pode não ser viável para muitos blogueiros.

Quando encontramos repositórios de imagens com políticas de uso livre, mas licenças diferentes (Ex: atribuição, atribuição-semderivações,  atribuição-compartilhaigual, atribuição-nãocomercial), acaba deixando as pessoas confusas, visto que às vezes essas licenças não são facilmente compreensíveis.

Salvação de milhares de Blogueiros

Se você é blogueiro, provavelmente você conhece diversos repositórios de imagens, onde você pode  utilizar em seus projetos.

O Pixabay é um repositório de imagens de domínio público, onde qualquer pessoa pode utilizar as imagens contidas no site, tanto para uso pessoal como comercial. O Pixabay oferece mais de 40 mil imagens de alta qualidade e livres de direito autorais.

Você pode copiar e usar as imagens, para fins pessoais e comerciais, sem pedir permissão e sem ter que pagar por isso.

O Pixabay é um site confiável, onde você pode utilizar as imagens sem se preocupar com direitos autorais, visto que os autores das imagens ao publicar suas obras, renunciam seu direito de autor, permitindo assim o uso livre de seu trabalho.

Os principais usuários do Pixabay são blogueiros, designers gráficos, autores, jornalistas e publicitários. Aqui no blog Seu Mundo Aqui 90% das imagens utilizadas para ilustração, são retiradas do site Pixabay.

E você utiliza as imagens do Pixabay? Conhece outro repositório de imagens de domínio público? Deixe um comentário aqui no blog.

58 comentários:

  1. Respostas
    1. Olá May

      Segundo o Pixabay " Você pode copiar, modificar, distribuir e usar as imagens, até para efeitos comerciais, tudo sem pedir permissão e sem ter que pagar."

      Portanto você pode utilizar no seu livro. Mas fique atento a imagens com conteúdo protegido por marcas, publicidade ou direitos privados.

      Exemplo: "Um fotografo publicou uma imagem de uma pessoa bebendo Coca Cola". O fotografo ao publicar a imagem no Pixabay revindica seus direitos e permite que qualquer pessoa possa utilizar, mas essa imagem mostra o refrigerante Coca Cola, onde o fotografo não teve permissão para utilizar a marca.

      Ou seja, você pode ter "problemas", com a Coca Cola, por utilizar uma imagem do seu produto sem autorização.

      Para mais informações veja p FAQ: https://pixabay.com/pt/service/faq/

      Espero ter ajudado.

      Abraços

      Excluir
    2. Posso fazer montagens no photoshop com as imagens do pixabay ?

      Excluir
    3. Olá Amigo

      Pode sim, inclusive você pode usar as imagens do Pixabay para uso comercial.

      Abraços

      Excluir
    4. Eu estava lendo sobre as condições, e no site fala que quando for imagens de pessoas o ideal é você pegar autorização através de mensagens privadas. Não compreendi muito bem isso. Falam que as imagens podem ser utilizadas para fins comerciais gratuitamente mas tem essa "ressalva". Por acaso sabe como poderia me resguardar sobre isso?

      Excluir
    5. Olá Thais,

      Os autores das fotografias renunciaram a seus direitos autorais, permitindo assim que qualquer pessoa possa adaptar as fotografias e usá-las para fins comerciais sem atribuir o autor ou fonte original.

      Porem existe uma ressalva, imagens que contenham pessoas e marcas podem estar sujeitas a direitos autorais adicionais como: direito de propriedade ou direito de privacidade.

      Suponhamos que o fotografo tire fotos de cães brincando em um parque, e nessa foto aparece algumas pessoas ao fundo. Será que o fotografo pediu autorização dessas pessoas para divulgar aquela fotografia na Internet? Aqui temos o direito de privacidade.

      Outro caso, o fotografo produz uma fotografia com um modelo tomando uma lata de Coca-Cola. Esse fotografo teve a autorização da Coca-Cola para poder divulgar aquela fotografia? Aqui temos o direito de propriedade.

      Faz anos que venho utilizando as fotos do Pixabay, nunca tive nenhum problema. Para me resguardar e dar créditos aos criadores das imagens, sempre divulgo o link da imagem e o nome do usuário.

      Se você quer utilizar as imagens do Pixabay para fins comerciais, a melhor maneira para você saber como se resguardar é consultar um advogado de Direito Autoral, esse profissional orientara você corretamente.

      Espero que tenha ajudado, abraços.

      Excluir
  2. Olá posso usar suas imagens numa página no Facebook?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vania

      Sim, você pode usar! Inclusive eu utilizo as imagens do Pixabay como capa na pagina de fã em diversos projetos meus.

      Excluir
    2. Posso usar usar videos ou ilustracoes e modificar essas ilustracoes para fazer um video montagens?

      Excluir
    3. Posso usar fotos ou videos do pixabay e fazer uns slides ou montar um cenario?

      Excluir
  3. Olá queria que você me explicasse melhor o que são direitos privados.

    ResponderExcluir
  4. Olá Gaby, vou usar a explicação do Pixabay:

    https://pixabay.com/pt/blog/posts/public-domain-images-what-is-allowed-and-what-is-4/


    Todas as imagens no Pixabay são liberados para o domínio público sob Creative Commons CC0. Portanto, as imagens podem ser modificados e podem ser utilizadas livremente para qualquer aplicação - também comercialmente e em formato impresso. Atribuição em apreciada, mas não exigida.

    Exceções

    Pessoas identificáveis ​​pode não aparecer em uma luz ruim ou de uma maneira que eles podem achar ofensivos, a menos que eles dêem o seu consentimento.

    Não sugira a validação de produtos, serviços, etc. por pessoas ou organizações representadas. Por exemplo: não use uma imagem de NASA e colocá-lo ao lado de seu próprio produto de uma forma que sugere NASA gostaria de recomendar o produto.

    Além desses regulamentos de senso comum, não há mais a saber:


    Modelo- e propriedade

    Imagine-se, que gostaria de ver o seu rosto em um spot de TV sem ser solicitado permissão? Não? Portanto, as pessoas identificáveis ​​devem dar o seu consentimento para o uso público de suas imagens. Este é o significado da expressão "Autorização de Modelos".

    Direitos de Privacidade

    O mesmo vale para a "Propriedade Privada": Você gostaria de ver a sua casa privada exibido por exemplo, em uma coluna de publicidade sem aviso prévio? Não? Essa é a razão para a chamada "Autorização de propriedade". O proprietário do objeto deve dar permissão para usar imagens de seu / seus pertences. Mas a Autorização de propriedade abrange também os casos especiais, onde os projetos ou edifícios aparentemente públicas estão protegidas.

    Eu não sou especialista em direitos, mas pelo que entendi, você não pode utilizar a "foto da minha residencia" para fins comerciais sem a minha autorização.

    Espero ter ajudado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Sou um dos colaboradores do pixabay, eu crio ilustrações. Quero deixar o link dessas ilustrações a disposição de todos por aqui. Grande abraço. https://pixabay.com/pt/users/andresantanams-61090/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Andre, amei suas imagens, parabéns, continue criando mais. Posso usar em meus vídeos? Pixabay autoriza nessa plataforma também?

      Excluir
    2. Ola Alessandro, sim, você pode usar as imagens do Pixabay em seus vídeos, já vi vários youtubers utilizando as imagens do Pixabay em vídeos.

      Abraços

      Excluir
  6. Oi Maicon, preciso tirar uma dúvida. Eu faco pôsteres para venda e achei o Pixabay esses dias. Será que se eu usar alguma textura, foto, desenhos, como fundo dos pôsteres ou como elementos de composicao, sabendo que é para venda, isso é permitido ou já é demais? Eu sei que e as imagens podem ter uso comerciais, mas fico com um pé atrás antes de jogar os pôsteres em algum site de venda, ou no meu. Eu já li as limitacoes, só que o site fala mais sobre o uso de imagens pessoais ou marcas e vinculacoes. Nao achei específico as limitacoes objetivando vendas de produtos que contenham as imagens. Você saberia me informar?

    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo, sim você pode usar de fundo para seus pôsteres. Quando um fotografo publica sua foto no Pixabay, todas fotos são lançadas como Dominio Publico sob Creative Commons CC0.

      Portanto, as imagens podem ser modificadas e podem ser usadas gratuitamente para qualquer aplicativo - também comercialmente e em formato impresso.

      Mas existem algumas Exceções como conteúdo protegido por marcas, publicidade ou direitos privados. Exemplo o uso indevido de marcas como: Coca-cola, Nike, McDonald's, etc. Mesmo que uma foto esteja no Pixabay, você precisa de uma autorização dessas marcas para você utilizar para uso comercial.

      Outra exceção é usar as fotos contidas no Pixabay em materias com conteudo Adulto.

      Compreenda "domínio público" como a permissão para usar livremente (exibir, modificar, imprimir, etc.) uma imagem sem pedir permissão ao autor da imagem. No entanto, ainda é sua responsabilidade, para garantir que o conteúdo representado (pessoas, logotipos, propriedade privada, etc.) seja adequado para sua aplicação e não infrinja quaisquer direitos.

      Caso você ainda esteja com dudivas, utilize o forum do Pixabay: https://pixabay.com/pt/forum/

      Abraços

      Excluir
  7. POSSO CRIAR UM SLOGAM COM AS IMAGENS DO PIXABAY PARA UMA EMPRESA DE SEGURANÇA?

    ResponderExcluir
  8. Posso vender essa imagem em um site de compra de fotos

    ResponderExcluir
  9. Bom dia me cadastrei no pixabay,minhas fotos foram rejeitadas somente uma ainda está, será que é porque tenho que abrir um PayPal? Se puderem me ajudar agradeço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, eles informaram o motivo da rejeição? A conta no Paypal é para você receber um "Café", caso alguém tenha gostado do seu trabalho.

      O correto é você entrar em contato com o suporte para saber o motivo da rejeição das fotos.

      Abraços

      Excluir
  10. Boa tarde, vendo placas decorativas com imagens diversas, posso pegar essas imagens livres e fazer as placas com essas imagens e vender?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim amigo, desde que essas placas não contenham frases ofensivas ou discriminatórias.

      Excluir
  11. Boa noite ,Posso fazer um quadro decorativo com estas imagens e postar em sites de venda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola amigo, pode sim, segundo a política de uso do Pixabay.

      Excluir
  12. Posso usar as fotos de escritório sem ter que pedir autorização???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim amigo, você pode. Eu apenas deixaria uma referencia para a foto utilizada.

      Abraços

      Excluir
  13. Maicon, boa noite, gostaria de criar um perfil de inspirações com as fotos do pixabay, é necessário que eu informe os créditos das fotos? Ou preciso informar na biografia que as fotos não são de minha autoria e divulgar o site ou link para acesso das mesmas? Vi também fotos com modelos onde não aparece o rosto e num tom escuro, onde fica impossível identificar, teria problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, você pode utilizar as fotos do Pixabay em seu projeto sim. Não é obrigatório colocar créditos na imagens.

      Eu coloco créditos na imagens como gratidão, por eles disponibilizarem suas imagens gratuitamente.

      Fica a seu critério colocar os créditos...

      Abraços

      Excluir
  14. Ola.Posso fazer quadros,pinturas com imagens do pixabay e vende-los no facebook por exemplo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, creio que pode sim, porque o Pixabay fala, que você pode adaptar e utilizar para fins comerciais.

      Excluir
  15. E se eu escolher uma imagem do pixabay que mostre o rosto de uma pessoa e mudar, cortar a imagem de forma que não mostre o rosto, mas apenas o ombro ou o braço?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo, você pode sim escolher alguma foto e modificar sem problema algum.

      Abraços

      Excluir
  16. Posso usar as fotos em videos no YouTube?

    ResponderExcluir
  17. Ola, Maicon
    Boa tarde.
    Vi o site do pixaby e o site do pixels ( outro que disponibiliza imagens igual o pixabay). Estou montando um site onde terá como produto as imagens do pixabay ja enquadradas. A idéia é vendee as imagens impressas ( como poster) dentro da moldura, quadros prontos pra colocar na parede. Posso divulgar essas imagens no meu site pra quadros decorativos ? Fico meio desconfiada rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, SIM você pode utilizar sem problema algum. Eu só utilizo as imagens do Pixabay no meus projetos.

      Abraços

      Excluir
  18. Olá, eu tenho uma dúvida, eu posso baixar vários vídeos do pixabay, fazer uma colagem, colocar uma música no fundo e publicar no YouTube?

    ResponderExcluir
  19. Posso fazer colagens com vários vídeos e postar no YouTube?

    ResponderExcluir
  20. Quando vcs se referem a 'loberdade comercial ' isso significa que existe a possibilidade de vender quadros com as fotos obtidas no pixabay , é isso !?? Brigadão.

    ResponderExcluir
  21. Exatamente, você pode reproduzir alguma foto do Pixabay em um quadro e vender.

    ResponderExcluir
  22. Posso usar as fotos do Pixabay na capa de uma cartilha digital?

    ResponderExcluir
  23. Posso usar as fotos do Pixabay na capa de uma cartilha digital?

    ResponderExcluir
  24. Gostaria de saber se é possível vender imagens que estão "livres para uso comercial", pelo que entendi, essas imagens são liberadas

    ResponderExcluir
  25. Oi, gostaria de tirar uma dúvida, eu posso criar posts de uma marca de ração utilizando como ilustração a foto de um cão ou gato?

    ResponderExcluir
  26. Oi, gostaria de tirar uma dúvida, já uso o Pixabay, acho essa plataforma sensacional, mas sempre tomando o máximo de cuidado para não violar a política do site, vi que agora disponibilizaram músicas também, uma novidade, neste caso seguem as mesmas normas dos outros conteúdos, tais como, vídeos e imagens?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre!

      Correto, a mesma norma utilizada nas imagens, é aplicada também para musicas e vídeos.

      Excluir
  27. Olá
    Posso usar as imagens do pixabay sem ter preenchido os termos de uso?

    ResponderExcluir
  28. Olá amigo,

    Ao usar as imagens do Pixabay, você tem que concordar com os termos de uso. Para mais informações acesse o link: https://pixabay.com/service/terms/

    Abraços

    ResponderExcluir
  29. Boa tarde Maicon!

    Tenho uma dúvida relacionada a algumas imagens do PixaBay. Estou no processo de desenvolvimento de uma loja, onde venderei roupas, acessórios e mais algumas coisas. A base para a estampa das camisetas por exemplo, seria logos, frases e imagens de personagens famosos, como os da DC e Marvel Comics. Minha dúvida é:

    Caso eu ache no PixaBay a logo clássica do Batman por exemplo, ou do Superman, e ela está autorizada para uso comercial, eu posso usar e não ter problemas com a empresa?

    Vi em alguns comentários anteriores que você usou o exemplo do fotógrafo e da coca-cola, então surgiu essa dúvida. Agradeço!

    ResponderExcluir
  30. Olá, boa noite!
    Muito legal seu post, me ajudou muito.

    Mas fiquei com uma dúvida: posso usar as imagens do pixabay para produtos de encadernação impressa? Como capa ou folhas para agenda, planner? Posso usar várias vezes a mesma imagem? Tentei achar algo assim nos termos de uso, mas não encontrei. Se puder me ajudar, ficarei muito grata. Obrigada

    ResponderExcluir
  31. Eu estava lendo a licença da famosa Pixabay e me deparei com a seguinte:

    "Não redistribua ou venda conteúdo do Pixabay em outras plataformas de ações ou papéis de parede."

    Plataformas de ações? 🤔 não entendi essa parada, poderia me explicar, por favor?!

    ResponderExcluir
  32. Sou artista plástico. Tenho dúvidas em relação a imagens de pessoas do pixabay. As vezes vejo cada rosto interessante e tenho vontade de pintar um quadro. Tem problema? Tem problema também se eu vender o quadro?

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Não serão publicados comentários ofensivos, que contenham propaganda, ou comentários que fazem apologia a crimes.