Dicas para Redação do Enem


Conheça algumas dicas para uma boa redação no Enem.

Dicas para Redação do Enem
Public Domain Pictures.net / Elisa
Uma das formas mais práticas de ingressar na universidade dos sonhos é realizando o Enem. Entretanto, para obter uma boa pontuação é preciso que o estudante faça uma redação que mereça uma nota alta.

O formato de redação é a dissertação argumentativa, que exige do candidato uma tese crítica no início do texto e apresente pontos coerentes ao longo da estrutura textual.

Para conseguir isso, é necessário que o aluno tenha argumentos e conhecimento da ideia proposta para a redação, que geralmente são de temas atuais.


Como Fazer uma Boa Redação para o Enem

Leia bem qual é a proposta antes de começar a pensar seus argumentos. Evite ficar com dúvidas, e leia tudo o que está disponível. Desde o enunciado até os textos de apoio. Isso vai te ajudar a se manter fiel à proposta e pensar melhor como eles querem que você faça seu texto.

Quando for estruturar o seu texto, lembre-se de ser coerente em todos os seus argumentos. Você precisa ligar um conceito no outro, e ter lógica do começo ao fim. Esse é o momento mais importante, pois é assim que você vai construir o seu texto.

Se você dispõe de espaço e tempo para um rascunho, aproveite e abuse dessa opção. Depois que seu texto estiver na versão definitiva, você não poderá mudar ou rasurar o material, já que poderá perder pontos. Então faça as mudanças necessárias antes de finalizar o material que será avaliado pelo professor que corrigirá sua prova.

Fique atento também à questão gramatical, já que isso pode tirar pontos valiosos no final e custar a sua entrada no curso dos sonhos.

Revisar, revisar e revisar. Não se esqueça disso. Procure todo tipo de problema estrutural mais de mil vezes antes de entregar a versão definitiva do seu material. Como dito anteriormente, cada ponto conta e pode ser essencial na sua nota final, principalmente no caso de cursos mais concorridos.

Mude frases truncadas, erros de ortografia e concordância. Busque problemas nas ideias e não tenha medo de reescrever. Também não deixe a redação para o final, já que o tempo pode apertar e você não terá como fazer sua tese com calma.

Você quer estar preparado para fazer a redação do Enem? Então conheça o Curso de Escrita e Redação ou o Curso de Redação Definitiva Para Vestibulares & Enem.

Esses dois cursos ajudarão você a obter ÓTIMOS RESULTADOS na redação do Enem.

Gostou das dicas?
Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Não serão publicados comentários ofensivos, que contenham propaganda, ou comentários que fazem apologia a crimes.