Dá para Aprender Inglês Depois de Velho?


Descubra nesse artigo se dá para aprender inglês depois de certa idade. Veja o que descobri...
Dá para Aprender Inglês Depois de Velho?
Dá para Aprender Inglês Depois de Velho? (Pixabay / Ryan McGuire).
 
Olá! Eu estava pesquisando alguns assuntos para trazer aqui no blog, e certo assunto chamou minha atenção "será que da aprender inglês depois de velho?". Ao pesquisar sobre o tema, me deparei com o seguinte questionamento feito por um usuário do Yahoo Respostas:

Um cara de 34 anos é velho para aprender inglês?

Meu sonho é aprender inglês, nunca tive condições quando adolescente para pagar um curso. Agora eu tenho a oportunidade de aprender inglês. Vocês acham que vou ter dificuldade pela idade? Eu tenho uma cabeça boa para aprender ainda uma coisa que gosto. Eu admiro as pessoas que sabem falar inglês. Vocês podem dar sua opinião!!!


Se você está na faixa dos 30,40 ou 50 anos, provavelmente já se questionou se estava velho demais para aprender algo novo. Saiba que você não é o único a se questionar sobre isso, essa duvida sempre vai surgir quando atingimos certa idade.

Existe um velho ditado que diz  "não se pode ensinar novos truques a um cachorro velho". Bom, esse ditado não é verdade. Durante grande parte da história da neurociência moderna, acreditava-se que o cérebro adulto era uma estrutura fixa, uma vez danificado, não poderia ser reparado. Mas pesquisas mostraram que o cérebro possui uma estrutura dinâmica, que muda em resposta a novas experiências, adaptando-se a lesões, esse fenômeno é conhecido como neuroplasticidade (1).

O cérebro humano nunca estará velho demais para aprender algo novo, porém quanto mais velho o cérebro, mas difícil será para aprender algo novo. Isto porque a neuroplasticidade geralmente diminui à medida que uma pessoa envelhece, o cérebro torna-se menos capaz em se alterar em resposta a experiências novas (1).

Alguns aspectos da aprendizagem de línguas tornam-se progressivamente mais difícil com a idade, outros aspectos podem ficar mais fácil. As pessoas mais velhas têm o vocabulário maior do que os mais jovens, então as chances são do seu vocabulário ser igual à de um nativo é grande. Porém os alunos mais velhos são menos propensos a ter uma boa pronúncia ou sotaque, uma vez que os fonemas ou sons, de uma língua são apanhados naturalmente quando crianças (1).

Os Benefícios de Aprender Outro Idioma

Aprender uma nova língua pode não ser uma tarefa fácil para os adultos, mas pesquisas sugerem que aprender um novo idioma traz benéficos para a saúde do cérebro. A medida que envelhecemos, há um declínio nas funções mentais como atenção e memória, e em algumas pessoas a aceleração deste processo leva ao desenvolvimento de doenças como o Alzheimer. Diversos estudos recentes sugerem que a aprendizagem de uma língua estrangeira pode retardar este declínio cognitivo relacionado com a idade (1).

Ao aprender um segundo idioma fica mais fácil para você aprender o terceiro ou quarto idioma. Isso acontece porque uma vez que você conhece as técnicas necessárias para aprender o primeiro idioma, você aplicara a mesma técnica para o segundo e terceiro.

Aprender outro idioma depois de velho pode ter mais benefícios do que aprendê-lo quando novo, porque você dará mais importância agora e se esforçara mais para aprender, quando somos jovens aprendemos apenas por aprender, sem dar a devida importância.

O Segredo para Aprender Inglês

O segredo para aprender inglês é que "não existe segredo para se aprender" Não existe um método infalível para aprender inglês, o que existe são métodos diferentes para se aprender o idioma.

Como dizia Sócrates "É melhor fazer pouco e bem, do que muito e mal". Vinte à trinta minutos por dia pode ser mais eficaz do que ficar 2 horas estudando, ainda mas quando essas 2 horas são praticadas uma vez por semana.

Errar faz parte do processo de aprendizagem. Muitos desistem de aprender inglês por causa da pronúncia. A única maneira de falar inglês fluente é convivendo com o idioma, só através da prática diária que você conseguira ter um inglês mais fluente possível.

Ver notícias, assistir vídeos, escutar rádios no idioma inglês ajuda bastante no processo de aprendizagem. No começo você não vai entender muita coisa, mas vai ajudar você a se acostumar com a linguagem dos sons.

Outra dica interessante é você aprender de 10 a 30 palavras novas por dia, quando eu falo aprender é saber qual o significado daquela palavra e pronunciar ela corretamente. Comece com 10 palavras, depois vá aumentando gradativamente, ao passar dos meses, você saberá 80% do vocabulário inglês.

Sempre pronuncie as palavras e frases em voz alta. Repita todas as atividades para consolidar o que você aprendeu.

Encontre um parceiro para aprender inglês, será mais motivador para ambos, visto que estarão no mesmo caminho, um poderá ajudar o outro com as dificuldades que possa surgir.

Chegamos ao final desse artigo e respondendo a pergunta do título, SIM é possível aprender inglês depois de velho! Tudo depende exclusivamente de você, você é o dono da situação, se você acredita que vai conseguir aprender inglês, você conseguira sem sombra de duvida.

Agora que você sabe que é possível aprender inglês, quero indicar para você o ebook gratuito "Como Destravar Seu Inglês", este ebook mostra 10 estrategias simples que qualquer pessoa pode utilizar para aprender inglês.


Gostou do artigo?
Então compartilhe essa página nas redes sociais.

Referencias para o Artigo - (1) http://www.theguardian.com/education/2014/sep/13/am-i-too-old-to-learn-a-language

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Não serão publicados comentários ofensivos, que contenham propaganda, ou comentários que fazem apologia a crimes.