8 Dicas para uma Boa Apresentação de TCC


Conheça 8 dicas para se dar bem na apresentação de TCC.

8 Dicas para uma Boa Apresentação de TCC
Imagem: Pixabay / PanJoyCZ
Você está se preparando para apresentar o seu TCC? Você está ansioso, com medo de ser reprovado ou passar vergonha na sua apresentação de TCC?

Primeiramente, PARABÉNS por chegar a etapa final do seu curso! A apresentação do TCC é um dos momentos mais temidos pelos formandos, muitos entram em desespero só de pensar em se apresentar em publico.

Se você estiver bem preparado, confiante, e seguir as dicas que separamos para você, é certeza que você fara uma boa apresentação! Veja a seguir, 8 dicas simples que contribuem para você fazer uma boa apresentação de TCC.


Dicas Fazer uma Boa Apresentação de TCC

1.Durma Bem

Você deve dormir bem na noite que antecede a sua apresentação do TCC. Durma no mínimo 8 horas de sono, você também deve se alimentar bem antes da sua apresentação.

2.Folgue no Dia

Caso você trabalhe, peça folga para seu chefe no dia da sua apresentação. Você precisa estar preparado e calmo, evite de trabalhar neste dia, se concentre apenas no TCC.

3.Chegue Cedo

Não chegue em cima da hora, você deve chegar 1 hora antes para se familiarizar com o ambiente, testar o microfone, data show, internet (caso precise), verificar se o slide da apresentação está OK (Faça várias copias da apresentação, caso o slide corrompa, você terá outra copia).

4.Aparência Pessoal

A aparência pessoal é muio importante para você se dar bem na apresentação do TCC. No dia da apresentação, vá com a barba feita (no caso dos homens) e utilize roupa social, no caso das mulheres, devem-se evitar decotes exagerados, saias muito curtas e roupa transparente.

5.Slide

Tome cuidado na hora de montar o slide da apresentação. Você precisa criar um roteiro, seu slide deve ter: apresentação, introdução, metodologia, resultados, conclusão e referencias. O slide deve apenas ter as palavras chaves para guiar você durante a apresentação, não inclua textos longos e evite de ficar lendo os slides.

6.Ensaio

Ensaie sua apresentação, um mês antes da data de apresentação, não faça como muitos que deixam para ensaiar, uma semana antes da apresentação. Leia em voz alta e com calma, se familiarize com o slide e fique atento a duração da apresentação.

7.Tempo

Fique atento ao tempo! Geralmente uma apresentação de TCC leva em torno de 20 minutos, você deve perguntar para seu orientador, sobre a duração da apresentação. Durante os ensaios, caso sua apresentação estiver dando até 4 minutos a mais, fique tranquilo. Geralmente por causa do nervosismo, falamos mais rápido e ate pulamos algumas frases, por causa desse fator a duração da apresentação diminui consideravelmente.

8.Esteja Preparado

Você dever estar preparado para responder toda e qualquer questão sobre o seu trabalho. Por isso leia e releia o seu trabalho, ao ser questionado, de respostas firmes, demonstre confiança, mas não seja arrogante. A banca examinadora não quer prejudicar você, eles querem apenas avaliar o seu trabalho, e através de perguntas é que eles vão saber se você realmente pesquisou e fez o trabalho de conclusão de curso.

Dica Extra

Para você ficar ainda mais preparado para a apresentação do TCC, recomendamos a leitura do livro digital "As 10 Dicas de Ouro de uma Apresentação de TCC de Sucesso". Este livro foi escrito por Thales Duarte, graduado em Administração de Empresas, onde ele mostra através de uma linguagem simples e objetiva, como você deve se preparar para fazer uma boa apresentação de TCC e tirar nota 10!

Acesse aqui para conhecer o conteúdo do livro digital As 10 Dicas de Ouro de uma Apresentação de TCC de Sucesso

Gostou das dicas para fazer uma boa apresentação de TCC? Então compartilhe com seus colegas de curso!

Boa sorte na sua apresentação de TCC!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Não serão publicados comentários ofensivos, que contenham propaganda, ou comentários que fazem apologia a crimes.