O que é Pronatec? Como se Inscrever?


Conheça o programa Pronatec e saiba como fazer sua inscrição.

Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego
Imagem: Pixabay / OpenClips
Você já conhece o Pronatec? O Pronatec – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego é uma ação criada no ano de 2011, pelo Governo Federal, com o intuito de aumentar a disponibilidade de cursos nas áreas que mais demandam atualmente, ou seja, educação tecnológica e, também, profissional.


O objetivo principal desse projeto é não só democratizar essa oferta de cursos, como também expandir e interiorizar, visando oferecer um maior número de cursos de nível médio e qualificar os jovens e adolescentes que terão melhor possibilidade de capacitação e abertura perante o mercado profissional tecnológico. Parte do projeto também é realizar a reforma, construção a ampliação de institutos e escolas que ofertam essas formas de educação diferenciada, visando aumentar, ainda, o número de cursos no ramo.

Por meio de cursos que serão ofertados e qualificação do profissional já na juventude, aumentam as oportunidades não só aos trabalhadores, como também as empresas que poderão contratar profissionais especializados em educação profissional e tecnológica.

O Pronatec também tem como intuito oferecer a essas instituições citadas anteriormente uma maior quantia de recursos de caráter pedagógico, o que irá não só apoiar, como também suprir essa oferta.

E é por meio dessas ações que podemos considerar esse programa como uma das mais fáceis formas para se melhorar a qualidade e a qualificação profissional dos jovens do ensino médio, por meio das diversas instituições (como SENAI, SENAT, SENAC e outras) que oferecem especialização aos mesmos.


Faça sua inscrição!


Para fazer a sua inscrição no Pronatec é muito simples. Entre no próprio site do programa, na guia inscrição (http://pronatec.mec.gov.br/inscricao/) e confira quais são as vagas que estão disponíveis no período de pesquisa.

Nesse caso, você só deve preencher qual é o seu estado, município, nível de escolaridade e a instituição em que procura o curso. Sendo assim, o sistema online da Pronatec verificará quais são os cursos e as vagas em andamento no momento.

Depois de feita essa pesquisa, basta se inscrever no curso que mais tem a ver com o profissional que você quer ser no futuro, lembrando que o foco do programa é na área tecnológica, o ramo com maior demanda de crescimento no território brasileiro.

Gostou da dica?
Curta está página nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Não serão publicados comentários ofensivos, que contenham propaganda, ou comentários que fazem apologia a crimes.