O que é Curso Livre?


Saiba o que é curso livre e quais instituições oferecem esses cursos gratuitos.

Curso Livre
Na internet encontramos diversas instituições e empresas que oferecem cursos livres gratuitos e pagos. Algumas instituições que oferecem cursos livres gratuitos são: Fundação Bradesco, CIEE e o Instituto Eldorado. As empresas que oferecem cursos livres pagos podemos citar a Impacta e  o Cursos 24 Horas como exemplo.

Você já fez algum curso livre dessas instituições e empresas mencionadas acima? Está na duvida se o curso é reconhecido pelo MEC?


Os cursos livres podem ser realizados na modalidade Presencial e a Distância. Os cursos livres não são reconhecidos pelo MEC. Porém, os cursos livres tem como objetivo ajudar as pessoas a obterem qualificação profissional para atuarem no mercado de trabalho.

Veja o que diz o faq da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo:


Curso Livre, que após a Lei nº 9.394 - Diretrizes e Bases da Educação Nacional passou a integrar a Educação Profissional, como Educação Profissional de Nível Básico, é a modalidade de educação não-formal de duração variável, destinada a proporcionar ao trabalhador conhecimentos que lhe permitam reprofissionalizar-se, qualificar-se e atualizar-se para o trabalho.


Fique atento caso alguma empresa ofereça cursos livres mencionando que os mesmos são  aprovados pelo MEC, você está sendo enganado. O MEC apenas reconhece cursos de nível fundamental, médio, técnico e superior.

Até os cursos de idiomas se enquadram na categoria cursos livres. Caso você se interesse em fazer algum curso livre, saiba que temos uma categoria exclusiva sobre cursos livres gratuitos, basta acessar aqui, vejamos a seguir algumas instituições que oferecem cursos livres e gratuitos:

Se você estiver cursando o ensino superior saiba que os cursos livres podem ser entregues como horas complementares, além de ajudar você a se desenvolver profissionalmente.

Gostou da dica?
Compartilhe com seus amigos nas redes sociais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário