Prouni não formação de turma



ESTOU INDIGNADO!   
       
Eu estava muito feliz por ter conseguido uma bolsa de estudo pelo Prouni, fui selecionado em primeira chamada, até ai mil maravilhas.


Pronto começou a correria atrás da documentação exigida pela universidade, consegui levar tudo no prazo estabelecido.

Falaram que iriam ligar para mim para falar se deu tudo certo e quando eu começaria a estudar.

Feliz da vida contei para todas as pessoas que conhecia, até no meu novo emprego eu tinha avisado que iria começar a estudar em uma Universidade.

Agora vem a decepção, gostaria de expressar com outras palavras o que estou sentindo ao saber que não fui aprovado, por não ter formação de turma.

Maior sacanagem, todos meus amigos que estudam no ensino superior falaram que aquela instituição era uma m*****, eu não queria acreditar, mas agora sabendo que não houve formação de turma meus amigos tinham toda a razão.

O pior de tudo é que se eu tivesse escolhido outra instituição, eu estaria cursando o ensino superior, por que diversos candidatos com notas inferiores a minha conseguiram a bolsa do Prouni.

Você teve uma história parecida, compartilhe com os visitantes deste blog.

155 comentários:

  1. Isso aconteceu comigo também, eu imaginava que uma vez pré-selecionada, se não formasse turma, o justo seria, a sua vaga ficar disponivel a voce, até o proximo semestre,é uma p... sacanagem do governo, por que se a instituição nao formou turma, o governo deveria lhe assegurar da bolsa de qualquer forma, e tranferir p outra instituiçao, ou aguardar proximo semestre, mas de qualquer forma, estou procurando hoje um advogado para rever os criterios... compartilho da mesma insatisfação que a sua...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na mesma situação é frustrante !!!

      Excluir
    2. Minha situação é realmente parecida mas no meu caso eu consegui a bolsa na modalidade Bolsa Remanescente (que só vem beeeeem depois da segunda chamada) entao a coordenadora do prouni na minha instituição teve a seguinte atitude…
      Para nao me prejudicar me colocando no meio do curso que ja havia começado ela fez minha inscriçao com todos os documentos e suspendeu no dia seguinte, agora estou esperando a formaçao de turma que pode nao acontecer neste mes mas esta garantida para o inicio do ano.
      Nao desistao por favor!

      Excluir
    3. Infelizmente aconteceu comigo também, e fiquem bem chateado, pois já tinha comemorado, mas fazer oque!

      Excluir
    4. Acabou de acontecer com minha filha.. Ela gastou dinheiro e tempo em uma jornada que começou em meados de novembro/2019 até os dias atuais. Isso não está correto!

      Excluir
    5. Estou nessa. Esperando a formação da turma.

      Excluir
    6. Pior foi comigo que fui selecionado na primeira chamada para a primeira opção e não formou turma, depois fui selecionado na segunda e também não formou. Levei o farelo

      Excluir
    7. Aconteceu comigo. Estou sentindo uma dor muito grande e o pior que acabei não me inscrevendo para o enem de 2021. Pois pra mim já estava tudo certo pra iniciar a estudar...meu sonho será adiado. Estou muito frustrada

      Excluir
    8. Acabou de acontecer comigo, tinha ficado super feliz de conseguir uma bolsa integral no curso que sempre sonhei, entraram em contato comigo agora para avisar que não formou turma, isso é muita sacanagem.

      Excluir
    9. Aconteceu comigo, estava extremamente feliz fazendo planos, contei pra todas as pessoas próximas e não houve formação de turma, cancelei outra faculdade que estava fazendo para realizar essa que era bolsa integral.

      Excluir
  2. Infelismente tbm aconteceu comigo,eu já estava matriculada e tudo a dois dias de começar a aula me ligaram avisando q não havia formado turma e me ofereceram outro curso nada haver
    Isso é muita falta de consideração

    ResponderExcluir
  3. Isso aconteceu com um amigo meu tambem.
    Ele fez o seguinte como não teve formação de turma ele fez a matricula e trancou, quando teve formação de turma chamaram ele.
    Foi um jeito que ele encontrou para não perder a tão sonha bolsa do Prouni.

    ResponderExcluir
  4. O mesmo aconteceu comigo, é um dos piores sentimentos, é como se alguem abrisse uma porta e fechasse logo em seguida em sua cara, o prouni deveria dar um jeito de nao fazer isso conosco. Infelizmente aconteceu, e eu nao queria que fosse desse jeito.

    ResponderExcluir
  5. Infelizmente aconteceu comigo tambem, e com mais outras pesoas, é uma sensaçao muito ruim, voce fica tao feliz, diz para todo mundo e depois nao ha formaçao de turma, ainda acho que isso nao deveria acontecer, é como se alguem te dar algo falar que é seu e depois arrancar de voce a força, me senti como uma criança que chora ao perder seu brinquedo preferido. Muito decepicionado e triste.

    ResponderExcluir
  6. Concordo com todos acima!!
    O mec deveria rever esses criterios, muitas vezes acho que a nao formaçao de turmas é uma brecha para as universidades nao aceitarem os alunos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gente, e eu nem sei o pq eles fazem isso, pois eles ganham com alunos 100¢ do Prouni. Ou diminuição nos impostos ou mesmo o recebimento da mensalidade de forma integral. Outra, ter alguns alunos com bolsa é referencia de bons alunos na faculdade, afinal a prova do Enem não é fácil.

      Excluir
    2. Galera isso aconteceu comigo ontem, cheguei na Unip pra levar a documentação e eles mal falaram comigo, só deram um papel falando que fui reprovada por não haver formação de turma e falaram que essa bolsa da primeira chamada já era. Ai fui em outra faculdade perguntar e me falaram que se não forma turma, a faculdade pode me oferecer outro curso ou então o mesmo curso em outra unidade. Voltei na Unip novamente e novamente o descaso dos funcionários de lá, a mulher falou que eu não tenho direito nenhum, nem em outra unidade e nem outro curso e muito menos outra universidade, e que se abrir turma semana que vem eu também não tenho direito. Isso é certo? A gente fica 1 ano pra fazer o ENEM e quando consegue um resultado positivo fazem isso?

      Excluir
    3. Aconteceu o mesmo comigo hoje :( os funcionários so falam isso não formou turma e tchau!!

      Excluir
  7. Cansei de esperar pelo PROUNI.
    Já virou palhaçada!
    Vou pagar do meu proprio bolso,,vou8 ficar sem dinheiro, mas cansei de esperar pela droga do governo.

    ResponderExcluir
  8. Gente a gente devia se unir e processar isso... Esse procedimento... No meu caso, eu tinha passado na minha 3ª opção se a universidade nao tivesse me enrolado eu tinha entrado na 2ª chamada, me enrolaram até a 3ª chamada e nao alteraram...

    ResponderExcluir
  9. ISSO ACONTECEU COMIGO, MAS O FINAL FOI MELHOR, O COORDENADOR CONCEDEU A BOLSA, VISTO Q A NAO FORMAÇÃO DE TURMA AINDA NAO TINHA SIDO DETECTADA, FIZ A MATRÍCULA, AÍ ELES ME DERAM UMA OPÇÃO: FAZER UM REQUERIMENTO PEDINDO A SUSPENSÃO DA BOLSA E TRANCAMENTO DA MATRÍCULA, AÍ FIZ TUDO E O COORDENADOR, CONCEDEU NOVAMENTE A MINHA BOLSA...:)QD ACONTECER COM ALGUÉM TENTEM!!! ESTÁ TOTALMENTE DENTRO DA LEGISLAÇÃO QUE REGE O CONCURSO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tentei e a coordenadora da Unip campus norte disse que não existe isso e que eu perdi essa bolsa, não tenho direito de fazer em outro campus e muito menos outro curso, ela nem quis fazer a entrevista e me matricular, ja me dispensou falando que não formou turma... Fui em outra faculdade me informar e eles acharam estranho o que estão fazendo na Unip, dispensaram várias pessoas.

      Excluir
    2. Camilly, somos dois. Ontem, dia 23/01/2014, levei os documentos que faltavam para ser aprovado e liberado para fazer a matrícula e graças a Deus deu tudo certo. Fui fazer a matrícula e pensei que o pior já havia passado, mas não. Assim que terminaram de me matricular e eu estava anotando o meu RA veio a notícia de que na nova listagem o meu curso não havia formado turma, ou seja, cancelaram a matrícula e voltei para pegar todas as cópias das documentações. Quando pensei que já estava tudo certo, me vem isso. Decepcionado demais. Só acho que essas chamadas do PROUNI deveriam ser feitas após a comprovação de turmas, assim ninguém perderia tempo. Meu curso era Propaganda e Marketing no campus da UNIP Norte. Agora vou entrar em contato, pra tentar fazer o vestibular padrão deles, como se eu fosse pagar, para ver se não haverá turma realmente ou se isso é apenas para os bolsistas.

      Excluir
    3. A voz de um não cala um absurdo desse.
      Que tal unirmos forças?
      Sonhamos, lutamos por esse sonho e do nada tudo isso é retirado sem mais nem menos. Podemos criar algum vídeo protestando contra isso. A ideia é fazer um vídeo com várias pessoas reclamando. Dai é só divulgar até chamar a atenção deles. O que acham?

      Excluir
    4. Fizer um requerimento para mim com relação ao ProUni mais eu não entendo como funciona , não sei se vou ter que me matricular novamente para conseguir as bolsas ou vou ter que apenas na faculdade me rematrícula

      Excluir
  10. Que bom que deu tudo certo com você Amanda. Que pena que nem todos os responsáveis pelo Prouni tem a mesma preocupação que este coordenador teve com você.
    Obrigado pela dica, os leitores do blog apreciaram esta excelente dica sua.

    ResponderExcluir
  11. comigo esta sendo pior, fui pre selecionada mas nem se quer fiz a inscriçao pois a faculdade disse que esta falida e nao tem vaga nenhuma, mas por que estava no prouni? e agora o que eu faço? pois perdi a oportunidade de dentar em um lugar decente por que acreditei que aquela vaga seria a melhor por favor alguem pode me orientar?

    ResponderExcluir
  12. Pois é gente...tbem estou indignada..meu irmão foi pre-selecionado, ficamos super felizes por ele. Foi na IE entregar as docs e o responsável pelo prouni disse q não seriam concedidas todas as bolsa q estavam ofertadas no site do prouni. Penso agora ser uma grande sacanagem do governo fazer isso, politica apenas? pq quem não passa por isso acha q o sistema é legal. Se no site do prouni está marcadas 18 bolsa obrigatorias pq a IE diz q só vai preencher 4? Como assim? porque? Estamos esperando a resposta. Outra coisa q me falaram lá é q a Instituição diz não haver formação d turma só pra não dar a bolsa. como comprovar se realmente não formou turma ou se eles preferiram pegar só aluno particular? Tá muito enrolado. Realmente não ta dando pra acredita na transparencia publica!!! se não ta certo, se não podem cumprir as bolsas q não vendam sonhos e façam perder tempo e dinheiro fazendo o enen...será só para arrecadar fundos? pq a URGS não entrou no processo d seleção do enen? humm muitas dúvidas.

    ResponderExcluir
  13. Indignado com isso tudo, aconteceu o mesmo comigo, vc estuda, consegue uma bolsa com seu esforço, corre atras dos documentos, se inscreve dentro do prazo, conta pra todos que conseguiu, fica feliz e ansioso pra começar e simplesmente falam pra você que não tem turma e você perdeu a bolsa, é lamentável, o pior disso é o governo na tv e em seus anúncios mostrando o Pro uni como um realizador de sonhos.
    Esse descaso acontece pois os políticos e organizadores(digo os cabeças) tem total condição de pagar a melhor faculdade para seus filhos, enquanto isso nós ficamos aqui, nessa ilusão, esperando algo desse governo que só sabe nos explorar.
    Esse é o Brasil em que vivemos, Orgulho de ser Brasileiro ? isso me enoja

    ResponderExcluir
  14. Nossa, estou super decepcionada. Me chamaram pra minha segunda opção,fui na IE fiz tudo direitinho e ficaram de me ligar e nada... resolvi ir la por conta própria e quando cheguei me falaram que nao tinha formado turma, que eu teria que esperar ate a 2ª chamada. Se não me chamaram agora, na 2ª é que não vão me chamar mesmo... estou muito triste, já estava contando que iria estudar...

    ResponderExcluir
  15. É Gustavo, e o que me mata de raiva, é que nas propagandas eles já falam qntas bolsas foram concedidas, isto deveria ter sido feito depois que todos os alunos estivessem na sala de aula, pq a nossa bolsa esta sendo contada e vamos estudar? Só Deus sabe...

    ResponderExcluir
  16. O certo seria que caso não tivesse formação de turma, você se inscreveria em outro curso, e depois trancava, ao surgir turma você se matriculava no respectivo curso.
    Já vi vários casos assim, uma amigo meu escolheu o curso de Engenharia da Computação, porém não ouve formação de turma, só que o coordenador do Prouni, orientou ele fazer a inscrição em outro curso e trancar a matricula. Ele ficou apenas um semestre sem estudar, pois no 2 semestre daquele ano abriu turma para Engenharia da Computação e ele começou a estudar.

    A pergunta é porque este procedimento não é feito em todas as Faculdades Particulares?

    ResponderExcluir
  17. gente será que algué pode me ajudar. fui pre selecionada na faculdade sequencial sp enfermagem turma manha,levei a documentação e eles falaram q n houve formação de turma. só que quando eu ligo p lá sem me identificar as meninas falam q as aulas de enfermagem manhã vão começar no final de fevereiro. como não houve formação de turma????

    ResponderExcluir
  18. gente será que algué pode me ajudar. fui pre selecionada na faculdade sequencial sp enfermagem turma manha,levei a documentação e eles falaram q n houve formação de turma. só que quando eu ligo p lá sem me identificar as meninas falam q as aulas de enfermagem manhã vão começar no final de fevereiro. como não houve formação de turma????

    ResponderExcluir
  19. é um saco mesmo pessoal...ninguém dá uma resposta...não quero saber d desculpas esfarrapadas q não houve formação d turmas ou q faltou algum doc. Ja estou a pensar q isso é so propaganda do governo pra estrangeiro ver. Se for assim mesmo, vamos exigir uma legenda nas propagandas do MEC...q as IE são obrigadas a preencher as vagas anunciadas no site doprouni no momentoda inscrição...pq do jeito q ta é uma Pu*a sacanagem com nós estudantes brasileiros...(q façam chegar este link deste site a nossa "querida" presidente.) ass. POVO INDIGNADO

    ResponderExcluir
  20. Ajuda
    Que estranho, não teve formação de turma, porém as aulas irão começar no final de fevereiro!!!
    isso é uma safadeza dessas Faculdades particulares.....

    ResponderExcluir
  21. Praticamente todas as Universidades estão agindo desta maneira.Mas como alguns colegas relatam,ainda tem Coordenadores de boa fé,com bom senso,e sensíveis às expectativas dos futuros profissionais.Quem passou por isso ,não deve desistir não,vão até às últimas consequências,busquem seus direitos.Cada Juiz interpreta o problema de uma maneira,mas o que prevalece é a razoabilidade,o que,no caso,é ponto a favor do aluno.Não deixem de tentar.

    ResponderExcluir
  22. Aconteceu comigo também :(
    Fiquei indignado =/

    ResponderExcluir
  23. OI ACONTECEU ISSO COMIGO,PASSEI NA UNAERP-GUARUJÁ NO CURSO DE ENFERMAGEM MATUTINO,SOU DA BAHIA E CARENTE,DEPOIS DE CORRER ATRAZ DE TODOS OS DOCUMENTOS E COMPRAR PASSAGEM DA BAHIA ATÉ SÃO PAULO,LIGO PARA A FACULDADE E ELES DISERAM Q NÃO HOUVE FORMAÇÃO DE TURMA.FALTA DE RESPEITO CONOSCO ESTUDANTES DE ESCOLA PÚBLICA,NÃO SOMOS IDIOTAS A PONTA DE LUTAR POR UMA VAGA E SER REPROVADO POR NÃO HAVER TURMA...
    FICA A PERGUNTA: POR QUE ELES DISPONIBILIZARAM AS VAGAS? SE O ESTUDANTE QUE ESTUDOU DIA E NOITE PRA CONCORRER AQUELA VAGA CONCERTEZA SABENDO DISSO MUDARIA PRA OUTRO CURSO.TEREI QUE ESPERAR MAIS UM ANO? E POR CONTA DE QUEM FICA O PREJUIZO DE PASSAGEN E DOCUMENTAÇÃO?
    ..............POR GENTILEZA QUERO AS RESPOSTAS DAS AUTORIDADES BRASILEIRAS QUE FAZ TODA A PROPAGANDA DO PROUNI E NÃO MOSTRA O OUTRO LADO DA MOEDA..........
    POIS FUI REPROVADO ESSE ANO DE 2012 PELA UNAERP-CAMPUS GUARUJÁ NO CURSO DE ENFERMAGEM MATUTINO.
    CONCERTEZA O BRASIL NUNCA VAI PRA FRENTE NÃO É POR CAUSA DE CIDADÃES E SIM DOS QUE SE DIZEM INTELIGENTES,PORE,CORRUPTOS.QUERO MEUS DIREITO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aconteceu comigo, sai do maranhão pro goiás se conhecer ninguem, gastei demais com passagens e hotel e na hora não deu certo, q merda... Hoje uma amiga está passando pela msm situação, tô morrendo de pena dela... É brasil gente, uma vergonha

      Excluir
  24. E aconteceu de novo,dessa vez em Pedreiras-Ma,a IEs disse que ñ houve formação de turma e perdi a bolsa,o coordenador nem se quer estava lá pra entregar a doc,interessante que os bolsistas parciais foram aceitos e integrais como eu rejeitadas(os),indignação é pouco ,eu me sinto enganada,esse é o país das drogas,nda tem a ver com educação=/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. isso é uma vergonhaa... isso já aconteceu comigo e hj ta acontecendo com uma amiga minha... isso é lamentável, êeeh BRASIL

      Excluir
  25. Sei exatamente como todos estão se sentindo aqui, e se bobiar, meu caso vai a níveis ainda maiores. Imaginem, se já é de extrema indignação você perder bolsa por não formação de turma do curso, imagine você perder bolsa por não formação do PERÍODO, eu tive vontade de morrer quando vi que haviam formado turma para o matutino e o vespertino e não para o noturno (sendo que poderia ter me inscrito nos outros, mas escolhi esse por achar que era oq havia mais chance de formar turma...tolinha). Adoraria que todos que se sentissem prejudicados entrassem com uma ação bem no meio da fuça do ProUni. Problema é conseguir grana pra isso, se tivessemos grana pra advogado, nem precisariamos participar desse programa humilhante...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade, fico super indignada com isso... eu sai foi de um estado pra outro pq consegui prouni e aconteceu uma merda dessa, duvido se nao formou turma pra quem estava lá pra pagar..

      Excluir
  26. galera, uma amiga minha se inscreveu no prouni, passou com bolsa integral e tal, dai qndo a gente foi ligar na faculdade pra ter informações de endereço, documentação e tal, a pessoa nos informa q por mais q a gente leve a documentação ela nem vai olhar pq nao fechou turma e ela vai reprovar todo mundo por nao formação de turma...vê se pode gente?? mas com certeza vai formar turma pros alunos q vao pagar né... poxa, fico muito indignada com isso cara, a pessoa ver q passou, fica mó feliz, conta pra galera toda, pra alguem chegar e fazer isso, pq tenho certeza q é a faculdade botando dificuldade p nao receber os alunos..

    ResponderExcluir
  27. gente a sacanagem continua,mal eu fui pré selecionada no dia 05/07/2012 e a faculdade já ligou na minha casa no dia 06/07/2012, para informar que não teve formação de turma, que absurdo tremendo estou inconformada , pois é a segunda vez , no inicio do ano foi a mesma coisa, o que esta acontecendo? desta vez vou tentar recorrer de alguma forma , deve haver alguma maneira não é possível.será que sempre temos que sair perdendo.?

    ResponderExcluir
  28. Acabei de enviar uma sugesatão de reportagem para a rede globo pro jornal nacional creio que se todos enviassem , poderiamos ter uma resposta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como você fez? Vamos fazer todos do mesmo jeito, precisamos que alguém resolva isso!

      Excluir
  29. Concordo. Vamos acessar o site da globo e sugerir uma reportagem sobre esse assunto e demonstrar a quantidade de pessoas que não conseguiram bolsa por não formação (?) de turma... Indignação!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também concordo, isso seria interessante.

      No caso da não formação de turma, uma das soluções era o candidato se matricular em outro curso e trancar a matricula, ao formar turma ele se matriculava no curso e não perderia a bolsa. Um amigo meu teve esta sorte, mas isso foi graças a bondade do coordenador do Prouni da instituição.

      Excluir
    2. é a melhor coisa a se fazer ,pois é aconteceu comigo também ,até cheguei a pensar que seria apenas um fato,mas isso é mais comum de se acontecer do que pensei .

      Excluir
  30. Aconteceu comigo tb.Tô muito Frustrada.
    Será que adianta ir atrás de um advogado?

    ResponderExcluir
  31. isso ocorreu comigo fiquei muito feliz fiz tudo que eles me pediram depois veio a decepção dessa merda desse governo e sempre nois ficamos no prejuizo bando de irresponsáveis que mais uma vez prejudicam nois alunos que estudamos e lutamos pelo que e nosso! deixo aqui minha revolta com esse bando de vagabundos!!!1

    ResponderExcluir
  32. ISSO ACONTECEU COMIGO TAMBEM, FUI CELECIOANDA NA SEGUNDA CHAMADA, DEPOSIDE PREPARA A DOCUMENTAÇÃO , PEDI ATE DEMIÇÃO DO MEU SERVIÇO POR CAUDSA DO HORARIO, CONTEI PARA TODOS QUE CONHEÇO, COMEMORAMOS, UM FINAL DE SEMANDA INTEIRO, QUANDO NA SEGUNDA FUI ATE A IE FUI ENFORMADA QUE NÃO FORMAÇÃO DE TURMA.

    ResponderExcluir
  33. ganhei uma bolsa parcial de 50% pelo prouni,entreguei todos os documentos, reconhecir firma de documentos que a faculdade me pediu,fiz o pagamento da faculdade, e ainda fiz outro pagamento do cartão magnetico que a faculdade tbem pediu, tirei copias do boleto e voltei a faculdade novamente para entregar, me deram um papel com as matérias e que minhas aulas iriam começar nesse mes.Quando ontem me ligaram dizendo que não haveria formação de turma :@@ fiquei envocada, mandaram eu comparecer lá, que vão conversar comigo...isso é aguniante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo

      No seu caso é mais grave a situação, porque você chegou a pagar os boletos. O certo é eles te matricularem em outro curso e trancar sua matricula, assim você não perde a bolsa e quando abrir turma você faz a matricula novamente.

      Abraços

      Excluir
  34. hoje comparecir na faculdade, me deram a opção de trancamento da matricula para começar no segundo semestre, que dizer somente em janeiro(que raiva) ou cancelamento da bolsa porque os demais curso estão de turma cheia e talvez se conseguisse e muito deficil seria um encaixo, estou aguardando esse encaixo que eu acho que não acontecerá, o jeito será esperar o segundo semestre mesmo em janeiro, e a outra opção liberar minha bolsa para outra faculdade, mais ele disse que tinha que arranjar uma transferência que é muito dificil, o jeito é esperar janeiro, para finalmente começar essa merda!!!!!oooooohh prouni miseravi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Amigo

      Veja por outro lado, pelo menos te deram uma opção, ao contrario do que aconteceu com outras pessoas que perderam a bolsa do Prouni

      Abraços

      Excluir
  35. Nossa comigo foi do msm jeito, fiquei muito chateada mas fazer o que, agora é tentar de novo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Merylin

      Não devemos desanimar, se não foi desta vez será na próxima.

      Abraços.

      Excluir
  36. Aconteceu comigo também e por dois semestres, em duas instituições diferentes,foi uma decepção! Simplesmente desacreditei do programa e resolvi pagar meu curso, lamentável!!!

    ResponderExcluir
  37. olá pessoal eu tb passei pelo mesmo constrangimento fui aprovada com bolsa total do pro uni preparei todos os documentos e quando levei na faculdade me disserão que no meu curso não havia formado turma fiquei transtornada procurei um advogado fui no ministerio público mas de nada adiantou perdi minha oportunidade acho tudo isso um enorme falta de respeito com o ser humano mas creio em Deus confio nele e espero nele tanto que este ano vou tentar de novo.

    ResponderExcluir
  38. Comigo aconteceu o mesmo,fui pré-selecionado no segundo semestre do prouni 2012 para minha 1º opção que era administração bolsa integral e quando fui levar a documentação exigida pela IES fui comunicado pela coordenadora do prouni que eu havia sido reprovado por não formação de turma,ainda tentei dialogar com ela pra ver se havia algum jeito de resolver isso mas ela disse que não tinha como e ainda me mandou assinar um documento que dizia o motivo da bolsa não ter sido concedida a mim.Fiquei decepcionado,frustrado,revoltado com a falta de respeito do governo e da IES para com os alunos(detalhe não foi só eu, ela reprovou todos os candidatos pré-selecionados pelo mesmo motivo a patética não formação de turma).Enfim procurei meus direitos na defensoria pública e procuradoria da união e tou aguardando até hoje,acho que já se passaram uns seis meses e nada ainda,pra ser sincero o meu ânimo já até acabou.Me lembrei daquela propaganda do governo federal que dizia "Brasil,um país de todos !" Todos quem ?--' querem tirar onda com a nossa cara,vão à praia !!!

    ResponderExcluir
  39. Gente, divulguem o NOME DA FACULDADE! HORAS BOLAS... praque ficar se lamentando se não for para denunciar os calhordas!!! procurem seus direitos unidos, façam protesto no facebook, usem os sites de relacionamento, divulgue o nome da instituição que não formou turma, sejam atuantes, e inteligentes, pois ficar reclamando só para debafar não adianta nada, se voces não fizerem nada, outros passarao, pelo que vocês passaram. Já chega de se idiotizar votando em BBB's , novelas, e futebol, vamos acordar gente! Assistindo o BigBUNDA, quem vai ser eliminado da inteligencia e ação é voces!

    ResponderExcluir
  40. É a segunda vez que acontece...

    ResponderExcluir
  41. Aconteceu comigo hoje. Muito chateado e indignado. É mais 1 ano da minha vida "perdido". Pior que os 2 cursos que escolhi não abriram turmas, nenhum dos dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei beim o que você sente, mais cmg foi a mesma coisa, mais tomei minhas medidas,pedi a um amigo meu que é advogado que me ajudasse nesse caso, fiz um documento legitimo pedindo o exclarecimento legal em 15 dias do motivo da não formação de turma, sendo que para o 1° periodo de Ed. Física que é meu curso tem turma formada, eles tem esse prazo pra se justificar e dar um solução reparavél, caso contrário vou vou abrir um sindicançia, pois pretendo processa-lós, pois a gente muda a vida porque gahhou uma bolsa e no fim naõ ganha nada, isso é humilhante!!!!!!!!!!!

      Excluir
  42. todo ano vejo essa pagina sendo acessada bastante quando vou pesquisar sobre isso tambem.
    sacanagem mesmo, a faculdade ao se escrever no prouni ,devia colocar as turmas ja formadas ou que possuem grande procura.Nos cursos a distancia é normal muitoas entrarem no segundo semestre ..
    o q me indigna mais é essa questao de cotas, no momento da inscriçao so me restou ampla concorrencia q eram duas vagas e 4 vagas para cotas.Sendo q com minha nota ficaria em segundo se fosse parto ou negro. nesse caso era a minha primeira opçao d curso ,foi na segunda opçao q nao formou turma

    ResponderExcluir
  43. Esse país é brincadeira...

    ta tudo errado.. o sistema todo não funciona...
    que mané cotas... a cor influência na capacidade? tem pobre de todas as cores e raças..
    fui selecionado em 2 cursos na primeira chamada e não abriu turma no curso em nenhuma delas.. como pode isso... triste! triste!

    ResponderExcluir
  44. Não acreditei também,acabei encontrando este site onde todos mostram sua indignação,liguei para respectiva faculdade em que fui pré selecionada, me disseram que não houve formação de turma e que infelizmente os candidatos perdem a bolsa e concorrem a 2ª chamada, como vou provar e será que vou conseguir ser selecionada de novo,acho que o candidato que foi pré selecionado na 1ª chamada deveria manter até formação de turma,mas depois que li os depoimentos de muitos que passaram a mesma situação,fica a minha revolta.

    ResponderExcluir
  45. Passando pela mesma situação. Estou decepcionada, triste, magoada, me sentindo enganada. O curso que eu tanto queria, fica para o ano que vem, visto que não fechou turma. Foram pontos jogados fora, pessoas que tiveram uma nota bem abaixo da minha entraram em outros cursos em outras universidades, bem abaixo são 200 pontos a menos. Eu joguei dois dias da minha vida no lixo, fazendo a porcaria do ENEM pra chegar hoje e ouvir "Não fechou turma, você poderá concorrer a segunda opção de curso".

    ResponderExcluir
    Respostas

    1. Sou mãe de uma aluna aprovada pelo PRO UNI cm excelente pontuação , e eu também estou muito indignada, revoltada cm tudo isso.
      Minha filha também foi aprovada,e com maior felicidade organizou toda documentação que a universidade pediu e no dia da entrevista simplesmente disserão que ela iria perder a bolsa por não formação de turma.
      Ela foi segunda colocada na primeira chamada da UNIP de Araçatuba sp que era primeira opção onde não ouve formação de turma e oitava colocada na seg. opção que é UNI TOLEDO de Araçatuba sp, e lá teve formação de turma.
      Agora queria saber pq não poder transferida essa bolsa pra UNI TOLEDO já que lá tem a formação de turma?
      Tanto esforço, dois anos de luta e espera pra conseguir a bolsa, para alguém chegar e dizer que perdeu a bolsa por não formação de turma.
      Isso é destruir sonhos de pessoas que luta cm tanta dificuldade, cheio de esperança.
      E ai não tm ninguém que responde por isso? Simplesmente se perde a bolsa por não formação de turma, quer dizer por uma imcopetência da instituição e não do aluno.
      To muito indignada, revoltada e minha filha encossolável e numa tristeza que me corta o coração, pq essa faculdade é o maior sonho dela

      Excluir
    2. Isso também está me acontecendo, e o engraçado que é a mesma universidade (UNIP) só que no distrito federal. Estou completamente sem chão!

      Excluir
    3. Aconteceu comigo.
      UNIP - Administração, campus Anchieta, manhã;
      Pior que me deram até autorização de entrada até 05/03 pois a carteirinha não ficou pronta na hora.
      Sacanagem;;;; vou la pegar as minhas xerox e minhas fotos.

      ESTOU DECEPCIONADA.

      Excluir
    4. também fui pre seleciona no Distrito Federal para a UNIP e não formou turma! o pior que em nenhuma das duas opções formou turma. Estou muito indignada acho que isso e picaretagem!

      Excluir
  46. também aconteceu comigo, estou sem chão! Uma grande sacanagem!

    ResponderExcluir
  47. palhacada ,falta de responsabilidade do governo

    ResponderExcluir
  48. e mais facil estudar em outro pais da america do sul ou central do que no brasil pais onde a gente e tratado como palhaco nas maos dos burocratas que nao se importam com a camada pobre que sonha com o acesso ao ensino superior, vivemos sobre um governo puramente demagogo.

    ResponderExcluir
  49. Isso aconteceu comigo.Estou ate preocupada, pois estou com medo de ter que fazer mais um ano de cursinho. Pior ainda, eu fui chamada pelo sisu, mais como a cidade que eu me escrevi era muito longe, eu optei pelo prouni, pois a faculdade era mais perto, e cancelei a matricula do sisu. Estava toda feliz ate falar com o moço da faculdade pela qual fui chamada no prouni, ai veio a tristeza de saber que não tinha formado turma. Mas o moço disse que eu poderia optar por outro curso, não sei se é verdade. Não sei o que fazer. Será q pode se escrever de novo?

    ResponderExcluir
  50. Fico triste em saber que isso vem acontecendo com outras pessoas além de mim.
    No meu caso eu demorei tempos para escolher de fato qual curso fazer, procurei por instituição, localização e conceito no MEC. Como já tinha ouvido falar e já havia pesquisado sobre a instituição pela qual eu me inscrevi. Quis deixar minha inscrição nela, deixando as demais de lado, as quais eu seria chamado. Todavia, fui chamado na instituição que realizei minha inscrição logo na primeira chamada.
    Para a entrega dos meus documentos eu tive até que pagar registro em cartório para alguns, mas todas na maior expectativa. Minha mãe contou para os nossos parentes, estava até mais feliz que eu, pelo fato de eu ter firmado a inscrição. Eu já tinha pensado em tudo como seria se eu estudasse, planejei tudo certinho conciliando curso, trabalho e faculdade.
    Porém hoje (um dia após o encerramento da comprovação de documentos da primeira chamada) uma representante da faculdade me ligou informando-me que eu havia sido reprovado, não por documentação, mas pelo fato de a faculdade não ter formado turmas para o curso pelo qual eu me inscrevi.
    Definitivamente, isso é péssimo! A gente cria expectativas e esperanças, para de uma hora para outra tudo desmoronar.
    Esse lance do Prouni deveria ser cancelado para cursos que ainda não tem lista prévia de turmas formadas para o ano de concorrência.
    Não vou correr atrás de advogados e nem nada pelo fato de eu ter lido isso no site antes de me inscrever, mas isso é uma tremenda falta de profissionalismo e ética do governo.
    Antes não oferecer vagas do que deixar as pessoas esperançosas em algo que elas não terão. u.u'

    ResponderExcluir
  51. Pessoal, divulguem o nome das instituições de ensino, para que outros candidatos fiquem ligados e não se inscrevam nelas na próxima, pois se duvidar essas que não formar turma devem ser sempre as mesmas. fikdik

    ResponderExcluir
  52. Pessoal, divulguem o nome das instituições de ensino, para que outros candidatos fiquem ligados e não se inscrevam nelas na próxima, pois se duvidar essas que não formar turma devem ser sempre as mesmas. fikdik

    ResponderExcluir
  53. Comigo, tbm aconteceu a mesma coisa, pensei que poucas pessoas estavam passando por isso, aqui deu pra percebr que ñ..ja chorei rios de lagrimas, jogaram meu sonho pelo ralo, pelo simples fato de ñ ter condiçoes de pagar por uma faculdade particular,nessa bosta de país , só é valorizado quem tem dinheiro...
    O pior é que mais pessoas passarão por isso e farão papel de palhaço tbm...
    Comigo aconteceu na FASC...Faculdade de Santa Catarina

    ResponderExcluir
  54. Eu também fui reprovado por não formação de turma, mas eu passei nas duas opções e devo ser chamado agora em segunda chamada para a Faculdade Sumaré. Fé em Deus. Pessoal quem não for chamado pra segunda chamada fiquem ligados que dia 24 e 25/01 abre a lista de espera ainda pra esse semestre.

    ResponderExcluir
  55. Vamos ficar ligados nessas faculdades que alegam a não formação de turma para não chamarem os bolsistas! Uma desculpa esfarrapada para chamar somente os que fizeram a prova particular!

    ResponderExcluir
  56. Eu passei na 2ª opção, mas fui reprovado por nao formaçao de turma, eu posso conccorrer as bolsas da 2ª chamada da minha 1ª opção? (detalhe na 1ª opção na parte da 2ª chamada a bolinha tá cinza.

    ResponderExcluir
  57. Gente, eu mandei um e-mail para o Jornal da Globo, mandem tbm...eu mandei assim:
    Vocês poderiam fazer uma reportagem referente ao Prouni, sobre os alunos que não conseguiram , por falta de formação de turma na universidade e turno escolhido. As condições oferecidas a alunos que foram pré-selecionados e não conseguiram vagas por não formação de turma, são injustas, pois estudamos, fazemos dois dias cansativos de provas, esperamos a saída das inscrições do Prouni, esperamos as chamadas e quando temos chance somos informados de que não poderemos estudar, pois não houve formação de turma. O governo não nos ajuda, afinal se caso não formar turma não poderemos concorrer mais, apenas na sorte de conseguir no meio do ano, que é outra etapa que temos que escolher tudo de novo. Deveria ter algum jeito de garantir nossa vaga até que se forme a turma, como se estivesse trancado a vaga para depois, mas não, somos jogados fora como lixo. As pessoas que estão passando por isso estão completamente frustradas, desesperançosas, tristes, é só ver a indignação das pessoas na internet, como nesse Blog:http://www.seumundoaqui.com.br/2010/03/nao-formacao-de-turma-estou-indignado.html?showComment=1360343848793#c4977414409091313550.
    Queremos protestar, e uma forma de pressionar o governo é a rede Globo, precisamos da ajuda de vcs.
    Obrigada!

    vamos tentar galera, precisa ser mudado essa jossa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com vc nessa joice. Temos que lutar pelos nossos direitos.Estou me sentindo muito humilhada, é muito ruim ter essa sensação.

      Excluir
  58. O MEU CASO É O SEGUINTE:

    ERAM 5 VAGAS NA PRIMEIRA CHAMADA, E NA SEGUNDA COLOCARAM MAIS 3, O QUE GARANTIA MINHA VAGA É PQ ESTOU NO 8º LUGAR PARA SER PRÉ SELECIONADA, MAS NEM PRÉ SELECIONADA FUI POIS NÃO HOUVE FORMAÇÃO DE TURMA, E PIOR É QUE OS QUE FORAM PRÉ SELECIONADOS NA PRIMEIRA CHAMADA PERDERAM TBM.
    O MEU É:

    UNIP JUNDIAÍ LETRAS NOTURNO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Passei em primeiro lugar em duas instituições na primeira e segunda chamada... E não houve formação de turmas também... O que vocês estão fazendo a respeito? Isso dá um processo contra o PROUNI?

      Excluir
  59. Será que não ha nada que se possa fazer??
    Isso é uma humilhação... Nós corremos atraz de todos os documentos exigidos, enfrentamos tantas coisas e quando pensamos que está tudo certo jogam um balde de água fria em nossos sonhos.
    Estou muito triste pois tirei uma boa nota no ENEM e por não formação de turma acabei perdendo a vaga.

    ResponderExcluir
  60. FIZ UMA PETIÇÃO - PROTESTEM AQUI

    http://www.avaaz.org/po/petition/Mudanca_em_uma_das_regras_do_PROUNI_ja/?fniIqdb&pv=4

    Vamos mudar essa regra inútil sobre "NÃO FORMAÇÃO DE TURMA DO PROUNI"....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assinado e compartilhado... É isso aí... Vamos fazer chegar na mídia... Hoje mesmo passo um e-mail para uns conhecidos da TVTEM (Globo) de Sorocaba!

      Excluir
  61. Também estou na mesma a situação que todos vocês. Olhei no site do Prouni e havia a informação que "Não houve formação de turma para este curso/turno", e dizia que eu fui reprovado por ausência de registro do Coordenador do Prouni ou representantes.
    Fiquei muito chateado com tudo isso, pois eu havia feito tudo certo, segui a risca todos os prazos e entreguei todos os meus documentos.
    E ainda por cima, a própria coordenadora do Instituição (Anhanguera Uniderp - Pólo Sobradinho DF) não sabia nada a respeito sobre o que havia ocorrido. Ela começou a inventar justificativas para que eu não reclamasse mais.
    Estou realmente muito frustrado com isso, e ao mesmo tempo me sinto humilhado.

    Temos que mudar isso já!

    ResponderExcluir
  62. o PROUNI É UMA PALHAÇADA MESMO,UMAS REGRAS IDIOTAS E SEM NENHUM CABIMENTO.PRA AS PESSOAS QUE NÃO PRESTARAM ATENÇÃO,ALEM DE ESSE PROBLEMA DA NÃO FORMAÇÃO DE TURMA,EXISTE TBM O CASO DE NA SEGUNDA CHAMADA CONCEDER AS BOLSAS PRA QUEM FOI SELECIONADO EM OUTRO CURSO,DEIXANDO OS SUCESSÍVEIS CANDIDATOS QUE NÃO FORAM SELECIONADOS EM NENHUMA BOLSA PARA O "ESCANTEIO".FICA A DICA PRA TODOS NÓS ANO QUE VEM SE INSCREVER EM APENAS INSTITUIÇÕES MAS CONCEITUADAS,PRA EVITAR ALEGRIAS TEMPORÁRIAS.

    ResponderExcluir
  63. PROUNI É UMA VERDADEIRA FARÇA. Estudar é um direito de todos , ainda temos que fazer essas provas pra entrar nessas faculdades ''pagas'' que nem de qualidade são , poxa que país é esse onde o GOVERNO tira proveito de tudo e ainda faz propagandas ''bonitinhas'' na tv dizendo que dá oportunidades , eles abrem uma porta e logo fecham na sua cara . Estou completamente revoltada com essa porcaria de país que esses governantes não fazem absolutamente nada em vão da sociedade e sim roubam dinheiro público para satisfazer seus caprichos.

    ResponderExcluir
  64. Para os desinformados

    Art. 8° Nos casos de não formação de turma no período letivo inicial do curso ou habilitação, fica assegurada a suspensão da bolsa, exclusivamente aos bolsistas beneficiados no processo seletivo referente ao primeiro semestre de 2005, nos termos da legislação então vigente.

    Caso ainda tenha duvida, acessem http://meclegis.mec.gov.br/documento/view/id/162

    ResponderExcluir
  65. PESSOAL, ESSE SITE AQUI É ÓTIMO PARA SE INFORMAREM , CORRAM ATRÁS DOS SEUS DIREITOS . http://meclegis.mec.gov.br/documento/view/id/162

    ResponderExcluir
  66. o certo seria as faculdades ao ver que não tinha turma feita chamasse os bolsistas que estão inscritos naquele curso,por exemplo,chamaram 10 pessoas ,mas pra fazer a turma precisa de 30 alunos dae chamasse essas 30 pessoas pra fechar a turma não ficar esperando o pessoal que paga facul pra fechar a turma,mas já que eles quer ganhar dinheiro com isso eles preferem não montar turma e a gente se ferra...

    ResponderExcluir
  67. A minha que fui dispensado é a UNIP VILA GUILHERME NO CURSO DE DESIGN GRÁFICO,não se inscrevam nela na lista de espera pq eu acho que o pessoal falou que não vai ter esse curso lá...

    ResponderExcluir
  68. Ola galera meu nome é joão.. aconteceu comigo tambem rescetemente, eu fiquei super feliz porque ganhei 50% da bolsa em uma faculdade, dai contei para todo mundo, meus amigos minha família todos ficaram felizes com o resultado, até então estava tudo certo, corri feito um louco atras da documentação, paguei a matricula e tudo mais, até que liguei na faculdade no dia em que eu ia comecar a estudar para saber como iria funcionar o primeiro dia de aula e me disseram que não haveria turma para o curso pelo qual eu estava esperando, fiquei sem saber oque dizer e perguntei novamente disse que eu tinha até pago a primeira mensalidade e tal, dai falaram que não ia haver turma porque não tinha preenchido o número suficiente de aluno para a turma, fiquei muito mal, muito triste contei para meus pais que não haveria mais faculdade nem curso nem nada, me matei de estudar para o enem, mesmo não ganhando 100% da bolsa fiquei feliz por ganhar meia mas em fim né..fazer oque o negócio é juntar grana e pagar do próprio bolso a facul...falow galera..é isso sei muito bem como é a decepção que voces sentiram é muito foda mesmo..a gente estuda, chega lá, batalha, vibra com o resultado e acontece essa palhaçada..um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  69. Esta acontecendo o msm comigo, mas fui pré-selecionada em 2a chamada, agora será q tenho que levar toda documentação novamente?

    ResponderExcluir
  70. Esta acontecendo o msm comigo, mas fui pré-selecionada em 2a chamada, agora será q tenho que levar toda documentação novamente?

    ResponderExcluir
  71. Ola gente... Acabei de receber a mesma má noticia em relação a minha irmã... Porém iremos agir da seguinte maneira... O PROuni sendo aprovado significa que o governo gera crédito para a faculdade seja com isenção de impostos ou até mesmo pagando o curso que é oferecido, ou seja, é obrigação da faculdade gerar a vaga, pois se nós tentarmos outra bolsa pelo PROuni não conseguiremos, uma vez que o primeiro vinculo continua ativo... EM RESUMO AS FACULDADES RECEBEM PROVENTOS DO PROUNI COM FORMAÇÃO DE TURMA OU NÃO... EXIJA A SUA VAGA ELA ESTÁ SENDO PAGA PELO GOVERNO!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SÓ PRA INFORMAÇÃO... EXIGIMOS A VAGA E CONSEGUIMOS NO MESMO HORÁRIO, PORÉM EM OUTRA UNIDADE... SUCESSO!!!

      Excluir
  72. Isso também aconteceu comigo, primeiro ano que presto vestibular, fui na instituição três vezes comprovar os dados porque a mesma era uma enrolação terrível no atendimento, saí do interior a capital sozinha e ainda três vezes tinham informado na primeira vez ao menos , quando soube da notícia só fazia chorar no ônibus , realmente minha frustação foi tamanha, hoje ainda fico pensando , vou tentar novamente mas não espero precisar da bolsa do PROUNI, sinceramente fiquei aterrorizada!!! :(

    ResponderExcluir
  73. Galera aconteceu a mesma coisa comigo,fui pre-selecionada na 2ª chamada, mas perdi a bolsa por não formação de turma no período que eu escolhi ,mas no período da noite estavam sobrando 2 vagas,mas a faculdade se negou a me passar para o período da noite,fazendo assim com que eu perdesse a vaga que eu tanto sonhei,estou desapontada,amanha vou atras na defensoria publica,algo tem que ser feito,nós não temos culpa da não formação de turma,se conseguimos chegar ate la foi com muito esforço para perdermos tudo assim de mão beijada,temos que nos unir e exigirmos que medidas sejam tomadas e nossas bolsas devolvidas.

    ResponderExcluir
  74. Isso também aconteceu comigo.
    Porém, passei na fatec. o que me garantiu no ensino superior!
    Mais fiquei super triste, porque eu poderia estar nas duas faculdades. Fiquei em oitavo lugar no prouni.. chamaram 5 na primeira chamada e eles ficaram como Reprovado na comprovação de informações, e Pré-selecionado em outra opção de curso. Me deixaram como Não pré-selecionado na 2° chamada com o aviso de que Não houve formação de turma para este curso/turno . Isso Concerteza é proposital. Não sei de quem realmente é a culpa. Mais Digo que ninguém deveria passar por isso. Falta de Caráter, Humanidade. (;

    Espero uma boa explicação para o ocorrido.

    ResponderExcluir
  75. Descobri que a menina que ganhou bolsa junto comigo foi aprovada, não sei oq a faculdade fez pra isso acontecer já que não houve formação de turma,e me deixaram sem chances de participar da lista de espera,colocaram que eu reprovei por falta de cadastramento dos meus documentos pelo responsável do prouni, já fui ate o defensor publico para reivindicar meu direitos,acho que cabe cada um fazer isso e não se conformar coma desculpa que eles dão,existem muitas fraudes nessas faculdades,onde eles tiram de uns para beneficiar outros,hoje estou indo ate a faculdade para explicações cabíveis,mas a faculdade pode ter certeza que vou continuar ate o fim com isso,ate um juiz virar pra mim e me dizer que eu não tenho direito a bolsa,a não ser ele,não aceito ninguém tirando minha oportunidade de cursar um nível superior.

    ResponderExcluir
  76. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  77. Infelismente isso tabém ocorreu comigo,fui selecionado na 1° chamada.fiquei todo contente,liguei na faculdade assei os dados após um dia me retornarame me avisaram nao fechou a turma e por isso vamos colocar seu nome como reprovado,e terá a chance na 2° chamada .isso e humilhante.

    ASS:ALGUEM DE CURITIB´-PR

    ResponderExcluir
  78. Eu nem vou estudar pra conseguir bolsa nesse tal de prouni. To desiludida desse governo que promete um monte de coisa pro pobre, o pobre se ilude que vai realizar o sonho de cursar um nivel superior e chega na hora nada. Eu acreditei no fies, eu prestei vestibular numa faculdade particular, passei fiz planos, comprei material contei pra todo mundo que ia fazer. Chegou na hora fui na faculdade adivinha? não financiavam meu curso. Ai eu consigo bolsa no prouni e o governo me ferra de novo. Cansei de me iludir, vou ralar e pagar 700 reais numa faculdade, pq ng merece.

    ResponderExcluir
  79. comigo aconteceu da seguinte forma; fiz a inscrição em duas faculdades diferentes porém, no mesmo curso, sendo elas na modalidade ead, UNOPAR, univ. do norte do paraná, e UNIDERP da rede anhanguera, ambas com polo em Lavras mg, em ambas fui pre selecionado em primeira colocação, sendo primeira opção a UNOPAR, esta não abriu turma, porém, a outra abriu, ai sim veio o descaso do governo, quando liguei para a central do PROUNI eles me atenderam mto mal e não me deram nenhuma informação. a UNOPAR tambem agiu com muito descaso pois pooderiam ter me dito que se eu abrisse a matricula e à trancasse logo em seguido eu poderia reabri-la novamente em seguida, no entanto, eles me ofereceram outro curso mesmo sabendo que o prouni não aceitaria, mas só depois eu fui saber disso. quanto a UNIDERP não tenho queixas por enquanto. agora vamos tentar de novo e torcer para voltar a era dos vestibulares em faculdades federais assim a gente tem mais chance, pois poderia se inscrever em mais de duas faculdades, não é como o enem primeira e segunda opção

    ResponderExcluir
  80. Pois é...estou vivendo isso...fui pré selecionada para a vaga...corri atras de documentos que eu nem pensava que existia...levei tudo para a universidade da cidade vizinha...tudo certinho...e fiquei esperando a tal da ligacao que nunca vinha...quando foi hoje liguei e me disseram "infelismente nao fechou a sala"
    poxa...minhas notas, minhas escolhas foi tudo por agua abaixo????????
    q que e isso...nao concordo c o sistema, nao foi facil passar...e quando nada, morre na praia?? Affs #cansada dessa burocracia...

    ResponderExcluir
  81. O meu caso esta sendo o seguinte.. Eu fiquei na segunda chamada, fiquri em 28 pra fisioterapia.. Porem, ninguem da primeira chamada confirmou o curso.. E logo , nao houve formacao de turma.. Sendo que na segunda chamada eu passaria.. Como fica?

    ResponderExcluir
  82. Super chato, aconteceu comigo o mesmo que a maioria, passei em primeira chamada, me matriculei e fui informada da não formação de turma 3 dias antes de começar as aulas, ja tinha espalhado a noticia facebook a fora e agora estou com cara de tacho, mega triste por ter criado tanta expectativa, é indescritível a tristeza que sentimos na hora. Mas Deus proverá por todos nós amigos!!

    ResponderExcluir
  83. Bem é muita gente passando por este problema.Isto ta me cheirando a roubo por parte de funcionarios dessas empresas escolares particulares.Imagine voce receber de 3 a 5 anos do governo essas mensalidades? Bem eu acho que tão passando a mão no dinheiro do governo e usando nossos nomes.Como é que pode existir a vaga e depois aparece a conversar da desistencia? Para existir a vaga tem de ter havido um vestibular naquele periodo e entao a faculdade particular reservar essas vagas para o prouni e se inscrevem no sistema do governo disponibilizando as vagas.Se não existe vestibular algum como eles botam no site do governo que existe a vaga naquele semestre e depois usam da lei do governo para se defender dizendo que não formou turma? Tem gente usando da lei mal formulada pelo mec e tirando proveito disto com certeza, no meu caso minha bolsa custaria ao governo RS 15.000,00 para onde vai esse dinheiro todo levando em conta que é muita gente? Com certeza existe um desvio de todo esse dinheiro que não é pouco.Mais tenha certeza que os criminosos irão para a cadeia como aconteceu com o menssalão.O tempo da inquisição ja acabou, sou judeu mais nao vou permitir que a universidade catolica faça isso comigo pois meu povo já sofreu muito nas maos dos cristaos catolicos.O presidenta Dilma presta atenção a este site pois nosso dinheiro ta sendo roubado descaradamente e eu estou lutando para me formar e ainda nao consegui por causas dessas sujeiras.A inclusao no Brasil esta muito atrasada e não foi este acordo que voces fizeram la fora sobre a Educação. A instituição federal esta mais atrasada que as instituições particulares em relação a inclusao social.Na federal ou estadual o aluno é excluido se não consegue passar em determinada materia, ja na particular o aluno continuar seu curso normalmente e fica devendo aquela material até ele conseguir exito nela e incluir o aluno na sociedade. Esta dialetica não foi o acertado la fora com os outros paises sobre a inclusao dos alunos na sociedade.Que vergonha viver em um pais sem honra.Mais nos judeus ja estamos acostumado com essa falta de respeito.Fica ai meu depoimento.

    ResponderExcluir
  84. A Unip hoje cancelou inúmeras bolsas (inclusive a de biologia) alegaram não formação de turma... Enfim perdi minha bolsa.

    ResponderExcluir
  85. A Unip cancelou inúmeras bolsas de inúmeros cursos hoje. Inclusive a minha Ciencias Biológicas. Alegaram não formação de turma. Me deram o termo e foram muito ríspidos com todos no local. Só Administração que conseguiram matrícula. Uma pena...

    ResponderExcluir
  86. Unip também cancelou a bolsa 100% de minha irmã...um absurdo a instituição oferecer oque não tem e ninguém tomar as devidas providências.

    ResponderExcluir
  87. Unip também cancelou a bolsa de minha irmã sem a menor cerimonia como pode ficar impuni uma instituição que oferece oque não tem?

    ResponderExcluir
  88. O mesmo aconteceu comigo Camilly Mantovani. O pior é que fiquei em 2º lugar na 2ª opção de curso, mas como fui pré selecionado para a querida UNIP primeiro, tenho que rezar pra 2ªopção me chamar na 2ª chamada. To achando muito estranho o que esta acontecendo na Unip

    ResponderExcluir
  89. nossa camily estou morrendo de medo ,desde terça-feira nao tenho vida !so providenciando documentaçâo. no dia 23/01 fiquei na unip das 10:00 da manha ate as 10:00 da noite e ficaram sem atendimento 25 pessoas que tiveram que voltar hoje.Consegui levar todos os documentos e ai vem o balde de agua fria... a funcionaria da unip de santana de parnaiba me informou que quase nao se forma turma para o curso que eu escolhi serviço social.ela me disse numa naturalidade como se fosse algo muito natural e corriqueiro . fiquei questionando possibilidades e ela me disse se nao formar turma vc nao estuda simples assim... estou muito preocupada !

    ResponderExcluir
  90. nossa eu estou morrendo de medo pq eu estou desde terça-feira providenciando documentos dia 23/01 fiquei na unip de santana de parnaiba das 11:00 hrs da manha ate as 22:00 hrs e ficaram 25 pessoas sem atendimento,tiveram que voltar hj com senha preferencial. todo um transtorno porem consegui levar todos os documentos, feliz da vida esperei pacientemente das 10:00 hrs as 16:00 hrs para meu atendimento,ai vem o banho de agua fria...a funcionaria me informou que a documentaçao estva correta porem nao era provavel que eu conseguisse porque a unip quase nao forma turma para o curso que escolhi serviço social!!!!!! comecei a questiona-la sobre outras possibilidades e fui informada assim: - se nao formar turma simplesmente vc nao estuda simplis assim ... to apavorada...

    ResponderExcluir
  91. nossa Italo to com medo de acontecer comigo na hora que entreguei a documentaçao a funcionaria me disse que a unip quase nunca forma turma pra o curso que eu escolhi serviço social

    ResponderExcluir
  92. Vamos unir forças e fazer um protesto, simples assim.
    Precisamos chamar atenção, só assim as coisas resolvem por aqui.
    Uma voz não é capaz de calar esse absurdo, mas se unirmos forças, conseguimos vencer.

    Podemos fazer protesto nas ruas ou criando vídeos num mesmo canal para aumentar a força.

    O que acham? Toda ideia é valida nesse momento.




    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que seria uma boa ideia, abrir uma pagina no facebook para discutir sobre isso, muito revoltante mesmo. No meu caso quando fui fazer minha matricula para bolsa integral, me falaram que não teria formação de turma, e ficaram tentando me mandar outra coisa, tipo tentando negociar outro curso e eu pagaria muito caro, dai eu não quis, um dia depois voltei la e peguei meus documentos, e me falaram que na segunda chamada constaria la como não formação de turma. Então esperei e estava la que não houve comprovação dos documentos, e estava a segunda chamada a pessoa q estava em segundo pra vaga. Fique revoltada, mais um que vão tentar fazer de trouxa. O problema e que o prouni deixa em aberto isso. Depois falam que 1 milhão de estudantes já conseguiram bolsas, tenho quase certeza que contaram com os que ficaram sem bolsa também por não formação de turma.

      Excluir
  93. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  94. Fui selecionada na 1º chamada em Engenharia Civil , eu tudo certo na comprovação de documentos, mas quando eu vou em vê resultado detalhado mostra que não houve formação de turma, mas fala que fui Aprovada, como pode?? Meu amigo fez inscrição na mesma Universidade e mesmo curso e deu tudo certo, porque pra mim fala que não deu? aaaaaaaai estou com muita raiva dessa faculdade : (

    Unip - Jundiai

    ResponderExcluir
  95. Aconteceu comigo, olha aqui o que diz o Proune:
    8.5 - E se não houver formação de turma para o curso em que o candidato foi pré-selecionado?

    A bolsa do ProUni só poderá ser concedida caso haja formação de turma no período letivo inicial do curso, o que ocorrerá somente se houver o número mínimo necessário de alunos matriculados para a formação de uma turma inicial.

    Os candidatos pré-selecionados para cursos nos quais não houver formação de turma serão reprovados, tendo direito à bolsa apenas se já estiverem matriculados no respectivo curso.

    Os candidatos reprovados por não formação de turma continuarão concorrendo na chamada seguinte. No caso de não serem pré-selecionados, poderão manifestar interesse em participar da Lista de Espera do ProUni.

    ResponderExcluir
  96. Criei uma página. Vamos fazer uma união e acabar com isso de uma vez por todas.

    https://www.facebook.com/pages/Prouni-A-M%C3%A1quina-de-destruir-sonhos/570985782992763

    ResponderExcluir
  97. aconteceu comigo isso hj pior coisa que tem, e incrivel e vejo agora que e bem desorganizado

    ResponderExcluir
  98. Incrível, aparentemente está ocorrendo com uma frequência maior na UNIP. Hoje ocorreu comigo o seguinte, já havia ido à UNIP Indianópolis - SP na semana passada, e fui informado que teria que levar outros documentos, até ai tranquilo, retornei hoje e depois de entregar todos os documentos e explicar tudo, a pessoa que me atendeu foi para outra sala, depois de uns 20 minutos ela retornou dizendo que estava tudo certo com minha documentação, porém não havia formado turma para o curso que eu escolhi.... ai eu comecei a questionar, ela foi se enrolando e por fim ficou de ver com o chefe dela se realmente não havia fechado turma. Achei uma coisa muito estranha, eles tiveram todo o trabalho de conferir minha documentação, e após eu pedir meus documentos de volta, recebo a resposta: a documentação fica aqui na escola. estou só aguardando o novo contato deles, mas se não formar turma vou pegar todos os meus documentos, pois acho que tem "maracutáia" infelizmente.

    ResponderExcluir
  99. Comigo também aconteceu o mesmo na UNIP indianópolis , fui selecionado e me enviaram email pra comparecer com toda documentação, chegando la após aguardar por mais de 1 hora ,fui informado que nem adiantaria eu esperar o atendimento para conferência dos documentos ,pois não havia formado turma para o curso ! muito estranho!! ainda me informou que iriam colocar o X na minha inscrição. Um absurdo ,pois esse X indica que o candidato foi Reprovado por não comprovação de documentação.
    Estou indignado ,já enviei a reclamação para ouvidoria do MEC , vamos ver o que eles respondem!

    ResponderExcluir
  100. Eu tbm to passando por isso,fui selecionado na lista de espera e eles disseram que iriam me ligar ou mandar um email essa semana,e até agora nada...Será q vou perder a minha bolsa ??
    se eu perder vou entrar com um advogado urgentemente contra a UNOPAR

    ResponderExcluir
  101. Se você é realmente honesto vamos candidatar porque eu sou e amo pessoas, não dinheiro.

    É fato, necessitamos de gente honesta mas também qualificada! Qualquer um num serve.

    Quem já enfrentou sabe o que é enfrentar, o dado empírico é mais forte e domina os outros, ainda que reunidas as informações e transformadas e atitude inteligente/positiva.

    Me mandaram atravessar quatro estados, gastar toda minha pequena economia para matricular num curso que não formou turma!!!!!!!!!

    Falta respeito no Brasil, falta consciência política e mais ainda, falta desenvolvimento pessoal, falta honestidade.

    A Unopar roubou meu dinheiro ao roubar meus direitos se aproveitando da minha humildade financeira e eu ser leigo no direito;
    a Unesc de portal jacaraípe na Serra continua funcionando sem cumprir a justiça nem a lei, 2013 foi o ultimo conhecimento que tive, declarado em dois videos por uma ex-funcionária e uma gravação de um ex-funcionário também secretário do atendimento aos alunos na Unesc (portal Jacaraípe na Cidade da Serra), gravei os dois em dois videos e uma gravação. Na Unesc eram obrigados a negar transferencia e histórico escolar por meio da ordem de pessoas como Fábio ( coordenador e gerente financeiro e correspondente do prouni), Maria Amália Coordenadora/ Diretora do Campus. Tem história pra manga...
    Negavam, confessaram, que obrigados, o comprovante de estagio e que que tinha aluno que chorava, mas eram irredutíveis.
    Numa interpretação teatral sarcástica sínica, o Igor de Vasconcellos, neto do dono da instituição que nem presente a justiça obriga estar e nos obriga a aceitar parente primeiro a terceiro grau defendendo a universidade do avô apelidado por mim de "Pergaminho caduco".
    Na minha opnião é uma máfia composta por parentes com trafico de influência onde o principal operador na Unesc de portal Jacaraípe na Serra é o rato da barriga branca parecido com Eduardo Cunha, o Fábio - este nem assina os documentos de tão pinchado de crimes. Desejo que se arrependam e exijo que reparem o dano e os danos a todos que conhecerem e tiverem acesso ao conhecimento e possibilidade de repararem ou QUE VÃO PARA O LAGO DE FOGO E ENXOFRE ONDE O BICHO NÃO MORRE E O FOGO NÃO SE APAGA.


    Prouni, Mec e Inep, por duas vezes me deixaram perder o direito não intervendo quando havia negativa de transferência no Centro de Educação e Cultura Gildásio Amado, embora ainda devem fazer, num tenho mais informante lá, 2014 em diante devem estar negando. Quem me negou tranferência e histórico escolar alegando inadimplência foi Jorge Santa Anna, antes funcionário da secretaria assim como Suenia Souza Andrade, confessaram, embora Jorge vendia trabalhos acadêmicos e foi expulso de lá do Unesc portal jacaraipe na serra, disse pra mim que tinha medo de depor ao meu favor na frente do advogado da Unesc e ser indiciado por plagio na hora da audiência. não compareceu, conhecido o fato dos alunos da Ufes , ele, agora professor do na Ufes, de bibliotenomia, na segunda vez que o procurei, tinha se mandado, ou ta trabalhando em algum emprego arrumado pela unesc na unesc ou na empresa dos amigos dela, honesto ou desonestos.

    [email protected]


    ResponderExcluir
  102. Uma advogado arquivou meu processo contra o Prouni/mec/Inep desviando a responsabilidade para Ibis Sociesc e dizendo arquivado por não ter Unidade da DPU em Blumenau, cidade onde localiza-se a universidade a que atribuído falta por eles.

    ResponderExcluir
  103. aconteceu isso comigo e eu gastei horrores com passagens para levar os documentos até a universidade onde fui pre selecionada e la me disseram que nao seria possivel pois nao fechou turma. acho que deveriam me dar a oportunidade de concorrer ao outro curso que nao passei da primeira opção, mesmo que a instituição diga que nao tenha vaga para garantir a minha assim q abrir pois é uma sacanagem fazer as pessoas de trouxa..

    ResponderExcluir
  104. Passei por uma situação semelhante. Fui pré selecionado na segunda opção na universidade e fui informado só na hora que não houve formação de turmas. Para minha infelicidade, a primeira opção de curso era na mesma Universidade, e também não houve formação de turmas. Acho uma falta de ética avisarem algo assim somente na hora da matrícula. Passei uma vergonha terrível na frente dos outros candidatos por conta do ocorrido. Falta de respeito e comprometimento com os que dependem de seus benefícios. Não acredito que tranquei a minha matrícula na Universidade Federal aqui no Amazonas pra passar tamanho vexame. Inadmissível tanto desrespeito e anulação de vaga para um candidato pré selecionado.

    ResponderExcluir
  105. fiquei em 2º lugar na lista do PROUNI ai so tinha suas vagas para faculdade uma para o turno d noite e outra para o turno da manha ai ele chamaram a do primeiro lugar que era para a noite e chamaram a que ficou em terceiro lugar sendo que ela não entregou todos os documentos.
    estou extremamente chateado com isso...

    ResponderExcluir
  106. Isso é o pro sacanagem eu fui a vitima 1.000.000.01 to começando a achar que devemos abrir uma CPI para isso, deve ter muito funcionários de universidades desviando bolsas para o filhinho ou o sobrinho talvez a irmanzinha. Isso é uma vergonha!!!!.

    ResponderExcluir
  107. Pelo visto isso acontece frequentemente com muitas pessoas, pois comigo aconteceu o mesmo... Encontrei esse site enquanto pesquisava se estava certo não conseguir a bolsa pois não formou turma...
    Comigo foi o seguinte... me inscrevi no PROUNI, e na minha primeira opção coloquei a UNIP, porém, no período da manhã, enfim... Fui pré selecionada em primeiro lugar na primeira lista de chamada. Fiquei muito feliz, contei pra algumas pessoas próximas de mim, todos comemorando. Recebi e-mail do Ministério da Educação dizendo para entrar em contato com a instituição para ver os documentos necessários... Antes mesmo de entrar em contato, a Unip me liga dizendo que eu havia conseguido a bolsa e que iam me enviar um e-mail com os documentos de comprovação e de matrícula.
    Algumas horas depois, outra pessoa me liga para confirmar o curso que eu havia escolhido e diz que a atendente anterior foi equivocada e deveria ter confirmado o curso anteriormente pois não haviam formado turma de manhã, apenas a noite, e não podia haver transferência, portanto eu teria de esperar a segunda chamada, pra ver a minha segunda opção, que no caso escolhi outra instituição, e ver se conseguiria, caso não, teria que demonstrar interesse na lista de espera. Meu coração partiu, estava tão feliz e vi tudo descendo pelo ralo.
    O que acho mais engraçado é: se tivesse aberto turma na parte da manhã, teriam que me conceder a bolsa do mesmo jeito, então por que não me encaixar a noite?
    Minha família, meus amigos e eu estamos todos indignados e agora vendo que isso acontece com uma frequência grande, vejo o quanto tudo isso é só ilusão.

    ResponderExcluir
  108. PESSOAL VAMOS AGIR!!! ELES ESTÃO DESVIANDO BOLSAS DE ESTUDO!!!!!!

    Fui aprovado em primeira(1a) chamada com bolsa integral no prouni, mesmo desempregado tive que imprimir e reunir uma junta de documentos solicitados pela instituição UNIESP FASP-centro velho ( FACULDADE DE SÃO PAULO), dias depois exaurido o prazo para comprovação de documentos, recebi um e-mail da Instituição dizendo que "FUI REPROVADO POR NÃO FORMAÇÃO DE TURMA".

    Como pode uma Universidade disponibilizar bolsa de estudo no Prouni se não há início às aulas no ano letivo???!!


    Devemos mover ação na Justiça, contestando essa SACANAGEM!!!!! Eu passei mais de 10h por dia estudando pra essa maldita prova do ENEM, com livros de escola pública porque não tenho condições financeiras de pagar um cursinho pré-vestibular, e quando consigo a "almejada vaga na Universidade", esses DEMÔNIOS simplesmente dizem "perdeu playboy!, não formamos turma!"

    Hã? Como? Quem? Como assim?

    Brasil, Pátria Educadora?   Onde ? Educação a quem?  _A quem tem condições financeiras de pagar uma Mackenzie ou uma FGV da vida?


    Isso não é Justo!!!!!
    Olhem o histórico deste blog, as pessoas estão reclamando desde 2010, e o que mudou até hoje...nada?


    _Quando vamos parar de reclamar e agir?

    _Ahhh eu me esqueci... Somos brasileiros, dá muito trabalho lutar pelos nossos diretos. Vamos aceitar "o sistema"


    Tu nasceu pobre? Vai morrer pobre! Este é o lema deste país miserável!( VIVA A CORRUPÇÃO E OS GOLPISTAS!)  E é por isso que a cada dia eu tenho mais nojo de ser brasileiro!


    POR TUDO QUE É MAIS SAGRADO! enviam e-mails pro MEC, emissoras de TV, procurem defensores públicos, criem petições, se todos entraram na justiça movendo ações contra o MEC, eu quero ver onde eles arrumaram tantos advogados pra se defender, VAMOS AGIR!!!!!

    ResponderExcluir
  109. PESSOAL VAMOS AGIR!!! ELES ESTÃO DESVIANDO BOLSAS DE ESTUDO!!!!!!

    Fui aprovado em primeira(1a) chamada com bolsa integral no prouni, mesmo desempregado tive que imprimir e reunir uma junta de documentos solicitados pela instituição UNIESP FASP-centro velho ( FACULDADE DE SÃO PAULO), dias depois exaurido o prazo para comprovação de documentos, recebi um e-mail da Instituição dizendo que "FUI REPROVADO POR NÃO FORMAÇÃO DE TURMA".

    Como pode uma Universidade disponibilizar bolsa de estudo no Prouni se não há início às aulas no ano letivo???!!


    Devemos mover ação na Justiça, contestando essa SACANAGEM!!!!! Eu passei mais de 10h por dia estudando pra essa maldita prova do ENEM, com livros de escola pública porque não tenho condições financeiras de pagar um cursinho pré-vestibular, e quando consigo a "almejada vaga na Universidade", esses DEMÔNIOS simplesmente dizem"perdeu playboy!, não formamos turma!"

    Hã? Como? Quem? Como assim?

    Brasil, Pátria Educadora?   Onde ? Educação a quem?  _A quem tem condições financeiras de pagar uma Mackenzie ou uma FGV da vida?


    Isso não é Justo!!!!!
    Olhem o histórico deste blog, as pessoas estão reclamando desde 2010, e o que mudou até hoje...nada?


    _Quando vamos parar de reclamar e agir?

    _Ahhh eu me esqueci... Somos brasileiros, dá muito trabalho lutar pelos nossos diretos. Vamos aceitar "o sistema"


    Tu nasceu pobre? Vai morrer pobre! Este é o lema deste país miserável!( VIVA A CORRUPÇÃO E OS GOLPISTAS!)  E é por isso que a cada dia eu tenho mais nojo de ser brasileiro!


    POR TUDO QUE É MAIS SAGRADO! enviam e-mails pro MEC, emissoras de TV, procurem defensores públicos, criem petições, se todos entraram na justiça movendo ações contra o MEC, eu quero ver onde eles arrumaram tantos advogados pra se defender, VAMOS AGIR!!!!!

    ResponderExcluir
  110. É realmente revoltante. Depois de toda a humilhação com o excesao de documentos, vem com esse balde de água fria na nossa cabeça. É tão ridículo que eu me pergunto como conseguem dormir todos os dias sabendo quantos sonhos foram destruídos, quantas pessoas receberam danos morais e foram humilhadas por causa desse processo de seleção cuja lisura é questionável. Eu não duvido que a universidade use esse artigo para varrer os alunos de propósito.

    ResponderExcluir
  111. O meu foi pior, depois de ter entregue todos os documentos a instituição (Anhanguera) no prazo estipulado, me mandaram esperar, e saiu o resultado:reprovada por não comparecimento. Como assim? Compareci dois dias na instituição (que por sinal,a instituição mais desorganizada que conheci)levei todos os documentos ( só não levei o do cachorro),foi o dia mais cansativo e corrido da minha vida,e eles dizem que não compareci?!E não me deram nenhum documento que comprove que estive lá e entreguei os documentos.Prouni(universidade para todos). Claro que todos vão fazer, pois vc fica tão frustado que vende a casa e paga em outra instituição.

    ResponderExcluir
  112. O meu caso tbm foi tenso. Não passei nas chamadas regulares, mas consegui uma vaga com bolsa integral na Faculdade Ieducare-Fied. Levei toda a documentação exigida e fiz minha matrícula. Fui informada que as aulas iniciaram no dia 03 desse mês. No dia 02 mandei mensagem pra confirmar se começaria no dia 03 ou nao. Me responderam que as aulas iniciariam no dia 10 desse mês. Até aí beleza, Comprei meus materiais e aguardei o início das aulas. Chegando lá, fui informada que não houve formacao de turma do meu curso e que eles veriam o que poderiam fazer. Me mandaram falar pelo WhatsApp. No dia seguinte mandei mensagem e me pediram pra eu ir lá fazer a troca de turno do curso, já que nao tinha formado no horário que eu havia escolhido. No dia seguinte falei com eles e me mandaram fazer um requerimento solicitando a troca de turno. Ok, fiz. No final do dia me chamaram pra ir lá conversar. No dia seguinte fui. Ao chegar lá me informaram que infelizmente não houve formação de turma e que eu não poderia mudar de turno. E que a minha bolsa assim como de outras pessoas, havia sido encerrada. Mas, em solidariedade comigo, me ofereceram uma bolsa de 50% por conta da faculdade e não pelo prouni. Eu quase chorei na frente da pessoa. Fiquei muito triste. E sinceramente não acreditei nessa bondade de 50% por conta da faculdade. E lógico que se tentei bolsa integral é pq não tenho condições de bancar meia bolsa. Achei uma sacanagem, que não pude mudar de turno com bolsa integral mas com bolsa parcial eu poderia. Fala sério! Dá vontade de xingar!

    ResponderExcluir
  113. Em 2019, fui pré-selecionada no Fies, e ao levar a documentação, depois de todo trabalho e burocracia, fui informada na faculdade que não teve fechamento de turma ao meu curso escolhido.
    Por que eles COLOCAM poucas vagas no Prouni e no FIES, e depois dizem que não fechou turma? Um descaso, total absurdo.

    ResponderExcluir
  114. E esse descaso continua acontecendo, passei pela mesma situação que vocês. Como em minha cidade não há faculdade para Odontologia, que é o curso que pretendo cursar, me inscrevi para uma faculdade em uma cidade situada a 4h da minha, fiz a entrega dos papeis e a matrícula, recebi a grade de matérias e horários e tudo mais. Como a moça comentou que estava tudo certo, já aluguei apartamento e comprei os móveis, que foram entregues ontem. Logo depois que a loja fez a entrega recebi uma ligação com o DDD da cidade de onde iria estudar, atendi toda feliz achando que era pra confirmar que estava tudo certo mas era uma ligação da faculdade cancelando a bolsa por não formação de turma, na hora comecei a chorar pois para mim era a realização de um sonho, para os meus pais estava sendo um momento de muita felicidade e de muito investimento pois para morar em outra cidade o gasto é muito grande e quando se trata de uma família de baixa renda isso é uma conquista indescritível. Agora fiquei sem bolsa de estudos, a loja não quer cancelar a compra, para romper o contrato do aluguel vai sair uma nota e toda vez que comentamos sobre isso toda minha família acaba chorando. Muito triste essa situação, não desejo isso nem para o pior inimigo :(

    ResponderExcluir
  115. Boa noite.

    Isso conteceu comigo em duas instituições, uma na cidade que moro, Hortolandia, na FACH "faculdade de Hortolandia" no mes de Fevereiro, onde passei no Prouni em Engenharia de Produçãoe agora, na data de hoje, passei em Filosofia na USF em Campinas, tambem pelo pProuni, segunda chamada e acabei de receber uma ligação deles dizendo que o curso não formou turma. Que eu deveria ir ate a universidade cancelar a matricula. Deve ter algo por traz disso... não e possivel que tenha tantos ... vou abrir uma recamação no ReclameAqui... so não sei se é contra o Prouni ou as instituições... Fda!

    ResponderExcluir
  116. Olá,
    Fiquei indignada com a ESAMC pois, me ofertaram um curso que não tinha turma á um tempo,depois tentei mudar de curso e não tinha um próximo ao meu,dois semestres perdidos por conta de pessoas cretinas.
    Se não tinha turma porque me chamou para fazer matricula?Pedir a bolsa que tinha em outra instituição tenho uma divida de R$9.000 e ninguém se responsabiliza Esamc e Prouni tudo farinha do mesmo saco se já não tinha turma no curso de Engenharia á um tempo porque abre bolsa então ?
    E ainda estão me cobrando 500,00 de taxa de matricula parabéns,Prouni, além de fazer eu perder a bolsa ainda tenho uma divida astronomica.

    ResponderExcluir
  117. O mesmo aconteceu comigo, isso deixa a gente indignado! Deveriam garantir-nos uma vaga em outra instituição, ou algo parecido... Mas ao invés disso, nos deixam sem nenhuma opção, já que encerram as bolsas justamente nas únicas circunstâncias de opções que temos... Fico super chateado, é desgastante vc se preparar para uma prova, fazê-la sob muito estresse e exaustão, não tendo certeza se conseguirá passar e ainda ter consigo a dúvida de que no final o curso escolhido pode não formar turma... É como se nos dessem a chance de abraçar um sonho e depois nos tirassem novamente antes de poder no mínimo usufruir 😔

    ResponderExcluir
  118. Olá, Galera! Comigo aconteceu por dois anos seguidos! Fiquei tão decepcionada que saí da Faculdade chorandooo. Acho isso muito ereado, pois não tem co.o a gente advinhar se a Instituição vai conseguir fechar turma ou não.

    Vou ter que aguardar a segunda chamada!
    Boa sorte a todos!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste blog. Não serão publicados comentários ofensivos, que contenham propaganda, ou comentários que fazem apologia a crimes.